Inmet alerta para onda de calor em Itabira e cita risco à saúde

Alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia alerta para o perigo da onda de calor

Inmet alerta para onda de calor em Itabira e cita risco à saúde

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor com risco à saúde para os itabiranos nos próximos dias. O aviso foi publicado nesta terça-feira (10) e prevê altas temperaturas até sábado (14). A previsão é que a temperatura esteja 5ºC acima da média neste período.

Nesta quarta-feira (11), os termômetros marcam a máxima de 35º segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A mínima é de 12ºC.

O sol nasce às 5h51 e se põe às 17h46. O dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. A noite terá poucas nuvens. Os ventos estarão fracos/moderados durante todo o dia. O ápice do calor deve ser entre 14h e 16h. Não há probabilidade de chuva. A umidade relativa do ar ficará entre 25% (mínima) e 65% (máxima).

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), são considerados apropriados para a saúde humana percentuais de umidade do ar superiores a 60%. Quanto mais baixo o índice, maiores as chances de ocorrerem problemas de saúde. Abaixo de 12%, considera-se estado de emergência.

O fim do inverno é marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece em 23 de setembro de 2019, marcando o fim do inverno e começo da primavera.