Instituto ITI lança novo curso de “Confeitaria – Faça e Venda”

As inscrições serão abertas na segunda-feira (08)

Instituto ITI lança novo curso de “Confeitaria – Faça e Venda”
O curso de gastronomia será realizado no Instituto ITI – Foto: divulgação ITI
O conteúdo continua após o anúncio


O Instituto ITI está lançando um novo curso, o “Confeitaria- Faça e Venda”, que faz parte da terceira edição do Projeto (RE) Conquista. A formação pretende promover inclusão social e produtiva e incentivar o uso da economia criativa para a geração de renda, tendo como público-alvo as pessoas de comunidades carentes e em situação de vulnerabilidade social. 

 

Agora, a 3ª edição do projeto (RE) Conquista promete atrair alunos e transformar a vida dessas pessoas, especialmente ao se considerar que as edições anteriores foram um completo sucesso. A primeira edição ofertou o curso de “Lingerie – Faça e Venda”, encerrado no final de 2021, com alunas que aprenderam a trabalhar com esses materiais para a geração de renda. Atualmente, elas já estão empreendendo, usando o aprendizado trazido pelo curso como meio de criação e desenvolvimento do trabalho

O programa usa de práticas para o desenvolvimento do empreendedorismo social, tendo a inclusão social e produtiva baseada na Metodologia das 3 Fases. O projeto é construído e realizado por meio de uma parceria entre o ITI, o Banco da Providência (RJ), a máquina de cartões STONE e Instituto PHI.

Foto: divulgação ITI

Dessa vez, o curso oferecido pelo Instituto será o de “Confeitaria – Faça e Venda”, que será uma capacitação com cinco meses de duração. As aulas vão abordar diversos temas, passando pelo desenvolvimento humano, capacitação para o trabalho e geração de trabalho e renda. Desse modo, novos empreendedores na área da confeitaria serão formados e completamente capacitados para empreender e atuar no ramo. 

Metodologia das 3 Fases

É uma metodologia de ensino desenvolvida pelo Banco da Providência, que entendeu que alcançar resultados de geração de trabalho e renda é um desafio. Isso em função das características ausências de oportunidades para o público com perfil de renda baixa, sem escolaridade, falta de moradia própria, entre outros indicadores.

A metodologia é baseada em conceitos pedagógicos alinhados com a concepção de que investir nos talentos individuais, familiares e comunitários, e contribui para mudanças pessoas e sociais.

Sobretudo, é um caminho para se contribuir com a redução das desigualdades sociais. É um novo paradigma na área da formação direcionado para o desenvolvimento humano.

Os objetivos da metodologia são: contribuir, promover e incentivar o desenvolvimento das habilidades socio-emocionais, de modo que as pessoas possam exercer atitudes que as permitam alcançar mudanças em sua realidade; desenvolver competências para as pessoas exercerem uma profissão, oferecendo mentorias em habilidades profissionais; promover condições para as pessoas gerarem renda por meio do ensino e prática de habilidades empreendedoras.

Saiba mais sobre

  • Público-alvo: pessoas que tenham interesse em confeitaria, que queriam se dedicar nesta área, desempregados, baixa-renda e queiram empreender. As vagas são limitadas.
  • Para mais informações: inscrições abertas de 08 a 22 de agosto das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30 na sede do Instituto ITI na rua Irmãos D’Caux, n.º 283 – Centro. Telefone: (31) 3840-5707

Sobre o ITI 

O Instituto ITI é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2009. Funciona como centro de convergência para o fortalecimento das aptidões locais, com projetos focados na geração de renda e no desenvolvimento sustentável do terceiro setor.

Com a missão de criar, qualificar e transferir tecnologias sociais orientadas ao desenvolvimento humano, atua no território nacional por meio do fortalecimento da economia criativa, das redes sociais e educativas, da autonomia produtiva, do protagonismo cultural das comunidades, da valorização dos recursos naturais e da biodiversidade de cada região.