Itabira: mutirão para emissão de carteira de identidade acontece entre 14 e 16 de dezembro

Ação acontece no estacionamento do Legislativo, sempre de 8h às 17h. No primeiro dia serão distribuídas 300 senhas nominais

Itabira: mutirão para emissão de carteira de identidade acontece entre 14 e 16 de dezembro
Foto: Divulgação / Acom 4ª DRPC
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A Câmara Municipal de Itabira, em parceria com a Polícia Civil e o deputado Bernardo Mucida (PSB), realiza entre os dias 14 e 16 de dezembro um mutirão para emissão da carteira de identidade, tanto a primeira quanto a segunda via do documento. Ação acontece no estacionamento do Legislativo, sempre de 8h às 17h. No primeiro dia serão distribuídas 300 senhas nominais a partir de 8h.

Após emitir o documento no mutirão, a data para que o cidadão busque a identidade finalizada é informada no protocolo de atendimento. O prazo é de aproximadamente 30 dias.

“Os itabiranos que precisam emitir a carteira de identidade vão ter uma boa oportunidade de conseguir o documento nesta semana. Nosso objetivo é suprir a alta demanda pelo documento. Queremos agilizar e facilitar a vida dos cidadãos”, destacou o presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB).

“Esta iniciativa da Polícia Civil é uma demanda dos itabiranos que tem enfrentado dificuldades para ter o documento. Em parceria com a Câmara, viabilizamos toda a estrutura para realização da ação, com o objetivo de acabar com a enorme fila para emissão do documento e normalizar o serviço”, reforça Bernardo Mucida.

Documentos necessários

A primeira emissão de carteira de identidade no Estado (primeira via) é gratuita. A partir da segunda via, é cobrada uma taxa de R$78,88. Para quitar a taxa, deve-se emitir o DAE, disponível na área de agendamento do Portal MG ou do MGapp.

Na hora do atendimento é necessário apresentar a guia impressa e o comprovante de pagamento. Clique aqui para emitir o DAE. O cidadão deverá comparecer no mutirão portando os seguintes documentos:

  • 2 fotos 3×4 (padrão exigido pela Portaria nº 02/2019);
  • Guia DAE impressa e comprovante de pagamento;
  • Certidão de nascimento (solteiros), ou certidão de casamento (casados e viúvos), ou certidão de casamento com averbação (separados e divorciados), original ou cópia autenticada;
  • Caso o solicitante tenha interesse, é possível incluir na carteira de identidade os números de CPF e PIS/Pasep, basta apresentar os documentos comprobatórios;
  • Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados por pai, mãe ou tutor legal, que necessitam apresentar documento com foto.

Isenção

Nos casos de furto e roubo, o cidadão está isento dessa tarifa mediante apresentação do Boletim de Ocorrência, original e cópia (o boletim só será aceito com no máximo 30 dias após o fato ocorrido e desde que esteja registrado de forma explícita, o furto/roubo do documento de identidade).

Nos casos de hipossuficiência de renda, o documento será concedido de forma gratuita pelo Instituto de Identificação de Minas Gerais. Para isso, o requisitante deverá procurar a Secretaria Municipal de Ação Social ou o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para encaminhamento por meio da folha resolutiva emitida pela assistente social.

Serviço

Emissão de carteiras de identidade
Local: Câmara Municipal de Itabira (Av. Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro)
Dias: 14, 15 e 16 de dezembro
Horário: 8h às 17h

Itabira: mutirão para emissão de carteira de identidade acontece entre 14 e 16 de dezembro
Foto: Divulgação/Câmara de Itabira

* Com informações da Câmara de Itabira.

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