Itabira promove II Seminário de Atendimento Humanizado às vítimas de violência sexual e doméstica

O encontro acontece ao longo do dia na Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade

Itabira promove II Seminário de Atendimento Humanizado às vítimas de violência sexual e doméstica

A prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, em parceria com o Tribunal de Justiça, polícias Militar e Civil e SUS realizam nesta terça-feira (12) o II Seminário de Atendimento Humanizado às vítimas de violência sexual e doméstica no município. O encontro acontece no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade (FCCDA) até às 17h com uma extensa programação sobre o assunto.

A presidente da comissão de enfrentamento à violência sexual de Itabira, Margarida Guerra, e a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares, estiveram presentes na abertura do evento e falaram a respeito da abordagem com as vítimas. Além disso, também trataram do surgimento das discussões acerca do tema na cidade. 

“Este dia de seminário é para que todos conheçam os serviços que temos em nossa rede de proteção e cuidados às vítimas de violências. Teremos palestras que foram escolhidas com muito carinho e, em seguida, um momento de perguntas e bate-papo”, explicou a presidente da comissão.

O conteúdo continua após o anúncio

Na oportunidade, Rosana Linhares lembrou sobre o surgimento de estratégias para trabalhar de forma humanizada com as vítimas de violência sexual e doméstica. Por fim, a secretária também propôs um minuto de silêncio pela adolescente de 14 anos que foi morta por um homem de 32 anos na Serra dos Alves.

“Havia um dúvida se a área responsável seria a Saúde ou a Assistência Social. Percebemos que havia a necessidade de juntarmos as duas áreas. Foram sendo criados os comitês, as comissões e outros aparatos públicos. Surgiram outros instrumentos de abordagem coletiva, que estão sendo ampliados na saúde e educação. Projetos intersetoriais, como: 16 dias de ativismo, ONU Mulheres e Conexão Jovem”, disse a secretária.

Evento

Na parte da manhã passaram pelo evento com palestras a juíza Cibele Mourão, a delegada Amanda Machado, o sargento Anderson Tassi e as assistentes sociais Cláudia Assis e Fatima Alves.

Logo mais, às 13h, haverá manifestação da vice-prefeita Dalma Barcelos e palestras com assistente social Fabiana Quintão, a superintendente de Ações em Saúde, Heloísa Helena Martins, a enfermeira Vanessa Maimone e psicóloga Natércia Aguiar Barbosa.

MAIS NOTÍCIAS