Linha do tempo: Dois meses de evolução do novo coronavírus em Itabira

Confira as atualizações da doença e os impactos causados no município em dois meses, desde a confirmação do primeiro caso

Linha do tempo: Dois meses de evolução do novo coronavírus em Itabira
Foto: Esdras Vinícius
O conteúdo continua após o anúncio


O primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) em Itabira foi registrado no dia 25 de março. De lá pra cá, nesses dois meses, muitos desdobramentos em relação ao vírus impactaram a cidade: decretos, confirmação de um óbito, fechamento do comércio. Confira a linha do tempo desde o caso número um até o 136º paciente infectado pela doença.

16/03 – Decreto de emergência – A Prefeitura de Itabira determinou, por meio de  decreto, situação de emergência em saúde pública. Dentre as determinações, estava a suspensão das aulas e cancelamento de eventos na cidade. A decisão tinha o objetivo de conter a propagação do Covid-19. 

20/03 – Decreto estadual determina fechamento de comércio não essencial – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou calamidade pública no Estado em função do coronavírus. Com a medida, o governador possui prerrogativa para atuar junto aos municípios e estabelece várias restrições em relação a funcionamento do comércio, ao transporte e à educação.

23/03 – Dia útil com cara de feriado. O primeiro dia útil sob efeito dos decretos estadual e municipal que incentivam o distanciamento social em Itabira fez com o que o movimento caísse drasticamente. A segunda-feira amanheceu com cara de domingo. Comércios fechados, ruas vazias e pouquíssima aglomeração.

25/03 – Primeiro casoItabira registrou na quarta-feira, 25 de março, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19). O paciente, do sexo masculino, apresentava quadro estável e se manteve em isolamento domiciliar. Segundo apurou a DeFato, o homem esteve no exterior e passou por diversos aeroportos no Brasil.

Leitos para Covid – A Prefeitura anuncia que destinaria 148 leitos a pacientes com suspeita ou com confirmação de coronavírus. As adequações na rede de atendimento serão feitas nos Hospitais Nossa Senhora das Dores (HNSD) e no municipal Carlos Chagas (HMCC).

30/03 – Comércio continua fechado – Um encontro para discutir o funcionamento do comércio em Itabira foi realizado. O prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) reforçou as medidas de isolamento social contra a propagação da Covid-19 e as restrições às atividades não essenciais foram mantidas. Portanto, as lojas permaneceram sob portas fechadas na cidade, conforme deliberação estadual valída para todos os 853 municípios mineiros.

07/04 – Calamidade pública e óbito em investigação – O agravamento da pandemia do novo coronavírus levou o prefeito de Itabira a decretar  situação de calamidade pública. O Decreto Municipal 3.226 foi assinado. O município tinha 240 casos suspeitos de Covid-19. Um caso foi confirmado, 21 descartados e uma morte investigada.

11/04 – Confirmado primeiro óbito por coronavírus – A Secretaria de Saúde de Itabira confirmou o primeiro óbito por Covid-19. Tratava-se de um jovem de 24 anos que faleceu no dia 6 de abril e estava com óbito sob investigação. O rapaz possuía diversas comorbidades.

13/04Prefeitos mantém comércio fechado – As medidas restritivas impostas ao comércio de Itabira e João Monlevade foram tema de uma conversa entre os prefeitos dos dois municípios. Somente as empresas consideradas essenciais estavam autorizadas a funcionar. A situação desagradava alguns lojistas, que queriam a reabertura do comércio como um todo. No entanto, Ronaldo Magalhães e Simone Moreira, ambos do PTB, decidiram manter as lojas de portas fechadas.

15/04 – Confirmação de três casos – Os casos confirmados de coronavírus em Itabira chegaram a cinco. A Secretaria de Saúde informou que os três novos casos estavam em isolamento domiciliar. Os históricos dos pacientes não foram informados, sob justificativa de ética médico-paciente.

16/04 – Itabira Voucher – Ronaldo Magalhães envia à Câmara de Vereadores um projeto de lei que propunha auxílio de R$ 200 para as famílias itabiranas mais vulneráveis. A concessão do cartão social, chamado Itabira Voucher, destina-se à compra de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal e gás de cozinha.

18/04 – Confirmação do 6º caso – Itabira confirmou o 6º caso de coronavírus. Além da confirmação, um óbito foi descartado. Segundo a Prefeitura , o caso foi detectado através de iniciativa pessoal. O infectado estava em isolamento domiciliar e monitorado.

22/04 – Confirmação do 7º caso – O município confirmou mais um caso de coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o novo resultado positivo para Covid-19 era um paciente que assintomático e que cumpria isolamento domiciliar.

23/04 – Confirmação do 8º caso – Mais um caso de coronavírus foi confirmado em Itabira. A cidade passou a contabilizar oito pacientes que testaram positivo para a doença. O paciente se encontrava assintomático e cumprindo isolamento domiciliar.

24/04 – Prefeitura autoriza retorno do comércio – Decreto publicado no Diário Oficial do Município autorizou a reabertura do comércio diante de algumas determinações de segurança. Ficou determinado o retorno de lojas, escritórios de prestação de serviço, lanchonetes, galerias, salões de beleza, barbearias e clínicas de saúde. Demais setores, com grande capacidade de aglomerar pessoas, permanecem fechados. 

25/04 – Uso obrigatório de máscaras – Ficou determinado por decreto municipal que toda pessoa que sair às ruas de Itabira deverá usar máscara de proteção. A regra complementa a flexibilização de funcionamento do comércio, prevista no documento.

28/04 – Comércio retoma as atividades – Setores do comércio itabirano, considerados não essenciais, reabriram as portas após 38 dias fechados por determinação de decretos municipal e estadual.

Alívio e preocupação – Itabiranos ouvidos por DeFato Online avaliaram a reabertura do comércio com bons olhos, mas manifestaram preocupação com a falta de consciência quanto aos cuidados necessários para a prevenção do novo coronavírus.

29/04 – Casos chegam a 10 – Dois novos casos foram confirmados. Tratava-se de um casal pertencente ao grupo de risco, com sintomas leves e cumprindo isolamento domiciliar. Com isso, o número de casos confirmados passou a 10. 

05/05 – Hospital de campanha em ‘stand by’ – A Prefeitura de Itabira informou que o número de leitos disponíveis para atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19 chegou a 127 com a liberação das novas unidades construídas no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Com a capacidade instalada ainda bastante acima da demanda por atendimento, a Secretaria de Saúde optou por deixar em stand by o hospital de campanha projetado para a sede da pasta de Meio Ambiente, na Mata do Intelecto.

07/05 – Casos chegam a 12 – A Secretaria de Saúde confirma dois novos casos de coronavírus em Itabira. Um jovem e um idoso, ambos do sexo masculino. Segundo a Prefeitura, eles permaneceram em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Vigilância em Saúde.

12/05 Município publica novo decreto – Decreto assinado pelo prefeito trouxe novas determinações para o comércio da cidade. O documento enfatiza que restaurantes estão proibidos de realizar atendimentos presenciais, torna a fechar clínicas de estética e não modifica o funcionamento de academias.

14/05 – Confirmação do 13º caso – Itabira confirmou mais um caso de coronavírus e chegou a um total de 13 infectados. O novo caso era uma paciente do sexo feminino, com faixa etária de 20 a 29 anos, que permanece em isolamento domiciliar.

16/05Confirmação do 14º caso – Um novo caso foi registrado e tratava-se de um paciente jovem, do sexo masculino, que estava cumprindo isolamento domiciliar. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, dos 14 casos confirmados até o momento 10 já estavam recuperados.

18/05 – Confirmação do 15º caso –  Com mais um caso, o número de infectados por Covid-19 passou a 15. A nova confirmação tratava-se de um paciente jovem, do sexo masculino. Segundo informou a Prefeitura, o paciente cumpre isolamento domiciliar e é monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

19/05 – Casos chegam a 17 – O número de casos confirmados de coronavírus em Itabira continua crescendo. O município teve mais dois resultados positivos para o vírus e chega a um total de 17. Tratava-se de um homem e uma mulher, que estão atualmente assintomáticos e cumprindo isolamento domiciliar.

Governo municipal anuncia ‘merenda em casa’ – Por meio do programa Merenda em Casa, a Prefeitura de Itabira vai assistir estudantes da rede pública de ensino durante a pandemia do novo coronavírus. As famílias dos alunos, em situação de vulnerabilidade social e beneficiárias do Bolsa Família, receberão um voucher para retirada de um kit de alimentação escolar em supermercado credenciado. Cada cesta terá valor de R$ 60,54 e respeita critérios técnicos e nutricionais estabelecidos pelo Governo Federal.

20/05 – Casos chegam a 44 – Mais 27 casos positivos para a Covid-19 foram apresentados no boletim epidemiológico, divulgado pela Prefeitura de Itabira. A elevação do número de casos, segundo a Secretaria Municipal, deve-se ao aumento da testagem da população tanto na rede pública quanto por empresas privadas. Agora, a cidade soma 44 casos positivos do novo coronavírus, com um óbito.

21/05 – Casos chegam a 101 – O número de casos confirmados de coronavírus em Itabira chega a 101. A informação foi transmitida pela secretária de Saúde, Rosana Linhares, durante uma live feita para traçar o panorama da doença no município. De acordo com a secretária, na data, 57 novos casos foram registrados de Covid-19. Todas as pessoas testadas positivamente na cidade cumprem isolamento domiciliar, segundo Rosana.

22/05 – Casos chegam a 126 – Novo boletim divulgado pela Prefeitura de Itabira demonstra que sete novos casos de coronavírus foram registrados nas últimas 24 horas. Ao todo, agora, o município tem 133 casos confirmados da Covid-19. Desse total, estão recuperados, 122 em isolamento domiciliar.

23/05 – Casos chegam a 133 – Vinte e cinco novos casos de coronavírus foram confirmados em Itabira nas últimas 24 horas. Todos assintomáticos, segundo informou a Prefeitura. De acordo com o boletim divulgado, o total de pessoas infectadas pela doença chega a 126. Ao todo, 115 pessoas estão em isolamento domiciliar.

24/05 – Casos chegam a 136 – Três novos casos de coronavírus foram confirmados em Itabira. Com isso, chegam a 136 os casos confirmados de Covid-19 no município. Desse total, 10 estão recuperados. Cento e vinte e cinco em isolamento domiciliar. Um óbito foi registrado em abril. Os casos monitorados somam 89, outros 92 foram descartados. Não há pacientes hospitalizados.

cassino criptomoedas