Mariana será contemplada com mais um projeto de revitalização de nascentes

O projeto irá proporcionar às comunidades um maior volume e melhor qualidade da água, sendo suficiente para criar peixes e gerar renda

Mariana será contemplada com mais um projeto de revitalização de nascentes
Rio Doce será revitalizado com o projeto – Foto: Arquivo

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mariana, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), irá realizar mais um projeto de revitalização das nascentes nas comunidades.

O convênio entre as partes já foi assinado e, agora, serão definidas as comunidades contempladas pelo projeto. Esta ação é denominada “Disseminação das Tecnologias Sociais – Lago de Múltiplo Uso e Barraginhas no Seminário, Sertão do São Francisco e Zona Urbana”. Tal projeto é patrocinada pela Petrobrás.

O conteúdo continua após o anúncio

Cada família marianense poderá receber até três barraginhas e um laguinho. Este laguinho é também conhecido como lago de múltiplo uso. Isso porque pode ser utilizado como reservatório para irrigação/abastecimento ou criatório de peixes. Também serão realizadas reuniões mobilizadoras de apresentação do projeto e capacitações para as comunidades determinadas.

Assim como o Produtor de Águas, o projeto irá proporcionar às comunidades um maior volume e melhor qualidade da água, sendo suficiente para criar peixes, realizar o plantio de hortas, gerar alimentos, trabalho e renda. Além disso, os moradores e moradoras também irão ajudar a repovoar o Rio Doce, uma vez que 10% dos peixes devem ser doados ao rio posteriormente.

MAIS NOTÍCIAS