Mensagens no corpo

Rafael tem um ideograma japonês no bíceps, correspondente ao seu signo, Áries

Mensagens no corpo
Nascida há mais de 3,5 mil anos, a tatuagem servia para criar uma posição de pertencimento aos membros de civilizações antigas. Por muito tempo vista como símbolo de marginalidade, especialmente quando caíram no gosto dos estivadores, a “arte no corpo” encontra hoje adeptos em todas as esferas da sociedade. O preconceito foi se enfraquecendo ao longo dos anos e parece ter ficado restrito às gerações mais antigas.
 
A professora e bióloga itabirana Jordana Magalhães Moreira, 32, é a prova dessa mudança de comportamento. A educadora tem sete tatuagens espalhadas pelo corpo. Cada desenho na pele representa, segundo ela, uma fase da vida. A sua primeira “tatoo” foi uma borboleta azul. Jordana demorou cerca de três anos para ter a coragem de fazê-la e não se arrependeu do resultado.
 
A partir da primeira, feita há oito anos, vieram mais seis, cada qual com sua história. Por meio delas, são homenageados amigos e até mesmo pessoas desconhecidas, como na frase tatuada nas costas que diz: “Onde você está as coisas são mais lindas”, reproduzindo no corpo um trecho de uma música do cantor Nando Reis. “Essa frase faz com que as pessoas que a leem se sintam especiais, mesmo que eu não as conheça. É como fazer uma boa ação”, conta a professora.
 
Jordana diz que sente total respeito e admiração por parte das pessoas com as quais convive. “Muitos alunos meus me veem até como referência. Procuro ser amiga e descontraída com todos”, afirma. Ela tem convicção de que suas tatuagens não agridem nem escandalizam pela delicadeza das imagens e conta que já deixou muita gente sem jeito, por ter pego em flagrante aqueles que tentavam ler a mensagem.
 
O monlevadense Rafael de Aguiar Marques, 27, professor de Educação Física, é outro adepto da “arte no corpo”. Possui quatro tatuagens. A mais marcante, segundo ele, ainda se encontra em fase de criação. Em seu dorso, onde está eternizado o nome do avô — Décio, falecido em 1990, quando Rafael tinha seis anos— começou a ser feita a imagem do Cristo, que vai compor um desenho com a imagem da Virgem Maria e com as cores do céu, ainda a serem feitos.
 
Assim como a professora Itabirana, Rafael percebe o respeito de pais e alunos da escola em que leciona, em Conceição de Piracicaba. “Nunca me senti discriminado e acredito que as pessoas evoluem. Mesmo assim, vejo que os idosos ainda se chocam. Talvez, porque na época deles, não era comum se tatuar”, pondera. O professor, no entanto, prefere manter as tatuagens cobertas enquanto trabalha, como forma de, segundo ele, demonstrar respeito e profissionalismo.
 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
 
Quando se decide fazer uma tatuagem, vários fatores devem ser observados, desde a higiene do estabelecimento até a escolha do profissional. De acordo com Jhow, tatuador e proprietário do Jhow Stúdio, há seis anos atuando em Itabira, a indicação de outras pessoas é uma atitude importante para verificar se o procedimento costuma ser bem sucedido. Também é essencial uma pesquisa sobre o trabalho do profissional e de suas habilidades manuais. “Um tatuador que não desenha não tem condições de fazer uma arte bem feita”, afirma o profissional.
 
Jhow, assim como a maioria dos tatuadores profissionais, não realiza trabalhos em menores de 18 anos, contanto que a ficha de autorização seja preenchida e entregue pelos responsáveis. Outra restrição é com relação aos quem se encontram alcoolizados, que não são atendidos. O profissional explica que os valores para confecção da tatuagem variam conforme o desenho, o tamanho, os detalhes e as cores que serão utilizadas.
 
CUIDADOS
 
A escolha do profissional e a higiente do ambiente são importantes como a escolha do desenho em si. É preciso checar se o estúdio tem alvará de funcionamento. Não é somente a troca das agulhas que se faz necessária. A biqueira que envolve a agulha deve ser esterilizada em estufa. A tinta tem que ser apropriada, legalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não deve ser reutilizada. Um trabalho feito fora dos padrões de segurança ou mesmo mal executado pode causar Hepatites, HIV e doenças de pele como alergias e queimaduras. 
 
Para alguns, as tatuagens podem perder o significado, despertando o desejo de eliminá-las. A primeira coisa a se fazer, nesse caso, é procurar a orientação de um dermatologista. Atualmente, existem métodos eficientes de remoção a laser, dependendo do tamanho, da profundidade do pigmento na pele e das cores usadas. Nem sempre é possível remover toda a tatuagem. Por isso é preciso pensar bem, antes de fazer.
 
Em caso de suspeita de estúdios ou tatuadores clandestinos, denuncie à Vigilância Sanitária em sua cidade. Em Itabira, o número é o (31) 3839 2675.