Todos os policiais que fazem parte do 26º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Itabira, sob o comando do tenente-coronel Edvânio Rosa Carneiro, estão passando pelo Treinamento Policial Básico (TPB), durante este mês de maio. Cada turma, que tem em média 17 policiais, fica uma semana aprimorando seus conhecimentos, inclusive com aulas noturnas.
O TPB envolve aulas práticas e teóricas e acontece todos os anos. São treinos de tiro, testes físicos, técnicas policiais, blitzes, defesa pessoal, ética, direitos humanos entre outros. “Todos participam, inclusive eu. O nosso objetivo é melhorar a prestação de serviços à sociedade”, disse o comandante Edvânio.
Mais de 400 policiais fazem parte do 26º Batalhão. Os destacamentos de outras cidades da região também são submetidos ao programa, na modalidade à distância. Os instrutores, que em determinados momentos são alunos, não vêm de fora: são todos do “nosso pessoal”, destaca o tenente-coronel.
Diário e semanal
Visando cada vez mais cuidar da segurança pública, além do treinamento anual, que dura a semana toda, todos os militares participam ainda de outras preparações. Um deles, o treinamento tático, acontece todos os dias antes de o policial ir para as ruas. Há também o treinamento semanal, em que os PMs passam três horas no batalhão recebendo orientações operacionais.
Tenente-coronel Edvânio Carneiro comenta sobre o material didático para o
treinamento teórico