Minas Gerais: Polícia Militar inicia treinamento para uso de câmeras de segurança nas fardas

Expectativa é a de que, nos próximos meses, cerca de 4 mil policiais saiam às ruas com os equipamentos para a fase de teste

Minas Gerais: Polícia Militar inicia treinamento para uso de câmeras de segurança nas fardas
Foto: Marco Evangelista/ImprensaMG

Começou nesta semana o treinamento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para a utilização de câmeras portáteis individuais durante a atividade policial. A expectativa é a de que o equipamento otimize a atividade operacional e possibilite a integração ao sistema de “Olho Vivo”, melhorando a produção de provas usadas no processo de investigação e ação penal, além de garantir maior segurança na atuação policial.

Para a realização do projeto-piloto foram adquiridos kits que contém 1.040 unidades de câmeras operacionais, 65 unidades de docas (equipamento para download e recarga para 6 câmeras simultâneas) e 1.040 pistolas de impulso elétrico, com o investimento de R$ 2,4 milhões do Governo de Minas Gerais.

Os primeiros equipamentos serão distribuídos nos próximos meses e serão enviados para as 19 Regiões da Polícia Militar. Nesta fase do projeto serão, em média, 4 mil policiais usando o equipamento. Durante a fase experimental do programa, será avaliada pelo comando da PMMG a efetividade da utilização das câmeras no fardamento dos policiais durante as ações operacionais.

Além disso, a iniciativa vai agregar a utilização de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), como as Pistolas de Emissão de Impulso Elétrico (PEIE), que auxiliarão os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.

Uso das câmeras

O equipamento, também conhecido como BodyCam, será acoplado à farda do policial, permitindo a filmagem de todas as ações operacionais. As câmeras podem filmar, fotografar, transmitir em tempo real, oferecer a localização por meio de GPS e possuem acesso à internet. As imagens feitas por essas câmeras não podem ser apagadas.

Durante o projeto-piloto serão realizados testes em várias unidades da capital e também do interior em unidades operacionais e especializadas.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Souza Rodrigues, os policiais que utilizarão as câmeras serão preparados por meio de treinamentos, que foram iniciados com a realização de um seminário.

“O kit vai potencializar a segurança do policial e ajudar na produção de provas para a cadeia de custódia durante a atuação policial. Para tal estamos preparando nossos policiais para que assim que os equipamentos forem recebidos eles estejam aptos a utilizá-los imediatamente” explicou o coronel Rodrigo Souza Rodrigues.

Minas Gerais: Polícia Militar inicia treinamento para uso de câmeras de segurança nas fardas
Revólveres elétricos e câmeras de monitoramento em fardas são novos equipamentos adotados pela PMMG – Foto: Marco Evangelista/ImprensaMG

MAIS NOTÍCIAS