Minas não tem chuva prevista para a primeira quinzena do mês; saiba mais
Em Belo Horizonte, a última chuva registrada neste ano foi no dia 19 de abril
Se você estava esperando por chuva nos próximos dias, não é essa notícia que a DeFato traz pra você. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), setembro ainda é um mês seco em Minas Gerais, normalmente, as primeiras pancadas de chuva ocorrem na segunda
quinzena, sinalizando o declínio da estação seca no estado.
Nessa quarta-feira (4), Minas Gerais segue com tempo quente e seco. As temperaturas superam os 34ºC em todas as regiões mineiras, podendo chegar aos 39ºC no Triângulo Mineiro e Norte do estado. E a situação pode piorar ao fim deste mês. Isso porque, de acordo com o Inmet, as maiores temperaturas do ano são observadas entre o fim do inverno e o início da primavera (fim de setembro e início de outubro).
Quanto a chuva, várias regiões de Minas Gerais vivem a expectativa pelo fenômeno. Em Belo Horizonte, a última chuva registrada neste ano foi no dia 19 de abril, portanto, até esta terça-feira (3), já são 137 dias consecutivos sem chuva na capital mineira.
Como foi agosto
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, apenas a faixa Leste e o Sul de Minas Gerais, além da Zona da Mata, registraram chuva no último mês, as demais regiões não registraram.
Em relação as temperaturas, houve um forte episódio frio no centro-sul e oeste mineiro, seguido de uma onda de calor, atingindo os mesmos setores do estado. A primeira massa de ar frio e seco, deste inverno, atuou entre os dias 10 e 15. Houve geada generalizada no Sul, Oeste e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba entre os dias 10 e 13.
Por outro lado, uma onda de calor atuou entre dias 16 e 23, mantendo as temperaturas muito elevadas não apenas nestes setores, mas em todo o estado.