Ministério da Saúde autoriza oncologia via SUS no Hospital Nossa Senhora das Dores

O serviço está estruturado e estará disponível para o atendimento às pessoas com câncer no início de 2017

Ministério da Saúde autoriza oncologia via SUS no Hospital Nossa Senhora das Dores

Nessa quinta-feira, 29 de dezembro, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 3.090 onde autoriza o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) a realizar atendimentos oncológicos via Sistema Único de Saúde (SUS). O documento, que é assinado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, prevê o repasse anual de R$ 5.980.919,16 para o custeio do serviço, que atenderá à população da região de Itabira.

As determinações do documento entraram em vigor a partir da sua data de publicação. De acordo com o documento, os recursos serão advindos do orçamento do Ministério da Saúde.

A instituição informou que o serviço está estruturado e que em breve estará disponível para o atendimento às pessoas com câncer. 

Reivindicação antiga

O HNSD reivindica o atendimento oncológico há alguns anos. Em 2016, as negociações ocorreram de maneira decisiva para que o governo federal autorizasse o serviço e destinasse os recursos necessários para o custeio.

Em setembro passado, o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, e representantes da mesa administrativa e do corpo clínico da instituição se reuniram em Brasília com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para discutir o credenciamento do setor de oncologia do hospital para pacientes SUS e pedir celeridade no processo.

Na ocasião, a comitiva itabirana recebeu a garantia de que o serviço de média e alta complexidade seria autorizado no município. “Muitos anos de luta de muitas pessoas para conquistar e chegar a este momento. (…) A oncologia agora é uma realidade”, afirmou Vaquimar Vaz.