Mulher dá à luz em ambulância e conta com ajuda de socorristas do Samu em Itambé

O bebê nasceu no caminho da maternidade, com 3,7 kg

Mulher dá à luz em ambulância e conta com ajuda de socorristas do Samu em Itambé

A mamãe Josilaine Roberta, de 19 anos, viveu momentos de muita emoção. Ela deu à luz ao pequeno Gabirel Isaías dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, o Samu. O parto foi realizado durante o caminho para a maternidade, entre Itambé do Mato Dentro e Itabira. Natural da comunidade rural de Rio Tanque, Josilaine passa bem e seu bebê também está com saúde.

Grávida de 34 semanas, Josilaine estava em casa com a irmã quando começou a sentir dores abdominais. Ao perceber a situação, a irmã dela ligou para uma das unidade do Samu pedindo ajuda. Ao chegar no local, os socorristas fizeram o atendimento e notaram uma possível perda de líquido da grávida, além de um pequeno sangramento.

Após a avaliação e atendimento dos socorristas, as contrações de Josilaine aumentaram no caminho para a maternidade de Itabira. Ela pediu para ser ajudada e, nesse momento, a criança nasceu de parto normal, sem complicações e preservando a saúde da mãe. A mãe de Gabriel conta que na hora do parto ficou pedindo à Deus para acompanhá-la.

Gabirel Isaías nasceu no dia 8 de setembro, prematuro e com 3,7 kg.  Já no primeiro momento de vida, ele apresentou bons sinais vitais e nenhum sinal de anormalidade.

Equipe treinada

A mãe deu à luz com a ajuda da equipe do Samu: o motorista Walisson Guimarães, a técnica em enfermagem Ana Paula da Cruz e o enfermeiro Pablo de Souza. Segundo eles, realizar um procedimento desse dentro de uma ambulância não é comum no dia-a-dia.

Socorristas fazem parto dentro de ambulância do Samu em Itambé

“Foi um motivo de grande orgulho porque é algo que não esperávamos acontecer. Foi uma situação inesperada, ocorreu tudo bem, a criança nasceu bem e a mãe também ficou bem. Para nós foi uma nova experiência, algo para acrescentar na carreira e na vida”, disse Pablo. De acordo com a equipe, a ambulância não tem todas as condições oferecidas por um hospital, mas o necessário para o primeiro atendimento.

Em março deste ano, outro parto emocionou moradores da região. Um bebê nasceu dentro de um carro, também a  caminho da maternidade, em Ipatinga. O caso aconteceu no bairro Ideal, e o parto foi feito pela avó materna da criança.  Maria Vallentina veio ao mundo com 37 semanas e quatro dias.

 

cassino criptomoedas