“Muro da discórdia” gera protesto no Vila Amélia
Moradores afixaram cartazes e placas na construção do muro
A Vale está construindo um muro às margens de sua linha férrea no bairro Vila Amélia, em Itabira, e a obra motivou a insatisfação dos moradores. No fim de semana, os vizinhos da intervenção afixaram cartazes e placas no paredão erguido pela empresa em forma de protesto.
Nos dizeres, os populares argumentaram o porquê da indignação: afirmam isolamento do Vila Amélia de outros bairros; o livre trânsito de pedestres e a possibilidade de o cercamento abrigar usuários de crack e outras drogas. Um dos cartazes rotula a obra de “muro da discórdia”.
Segundo os moradores, não houve comunicação prévia da mineradora quanto à obra. Eles prometem outros protestos.
Os populares disseram que procuraram a companhia para resolver o impasse. A Vale teria informado a eles que a obra visa à segurança das pessoas que passam pelo local, além de reduzir o barulho dos vagões e carregamentos que passam pela área.
A justificativa não agradou aos vizinhos.