“Não há milagre no combate ao coronavírus. Fiquem em casa”, pede secretária de Saúde de Itabira

Rosana Linhares ainda explicou sobre a estrutura hospitalar do município e sobre ações do Executivo no combate à pandemia

“Não há milagre no combate ao coronavírus. Fiquem em casa”, pede secretária de Saúde de Itabira
Rosana Linhares prestou esclarecimentos à população de Itabira – Reprodução/Facebook
O conteúdo continua após o anúncio


A secretária de Saúde de Itabira, Rosana Linhares, fez o diagnóstico da situação da pandemia do coronavírus no município. Por meio de vídeo divulgado em rede social da Prefeitura, a secretária apresentou os dados do coronavírus e ainda, as ações adotadas pelo Executivo para atender a população.

Rosana reforçou a necessidade do isolamento social. “Não há milagre no combate ao coronavírus. O isolamento social é muito necessário para não colapsar o Sistema Únicos de Saúde (SUS)”, destacou. Em vários momentos durante sua fala, a secretária pediu aos moradores da cidade que permaneçam em suas residências e que evitem as aglomerações, inclusive dentro de casa.

Outro dado apresentado pela secretária foi sobre a estrutura do município para o tratamento de pacientes que testem positivo ao Covid-19. A Prefeitura adquiriu esta semana 10 mil testes rápidos para coronavírus. Para Rosana, a ação é altamente positiva, pois o Governo do Estado não consegue atender, de prontidão, a alta demanda dos municípios para testes da doença. Para se ter uma ideia, a entrega dos resultados na rede estadual de saúde é feita de 12 a 15 dias após recebimento do material para teste. Assim, a possibilidade de realizar os exames em Itabira resultará em um isolamento mais rápido e eficaz do paciente que testar positivo. “Conseguiremos fazer o achatamento da curva de proliferação, já que identificando o paciente com a doença, ele será colocado em isolamento mais rápido, impedindo a circulação do vírus”, explicou Rosana.

Contudo, é importante frisar que os testes rápidos só podem ser aplicados em quem apresenta sintomas de coronavírus há pelo menos sete dias. Isso porque o teste identifica os anticorpos que combatem o Covid-19.

Médico por telefone e estrutura hospitalar

Uma outra iniciativa da Prefeitura de Itabira é disponibilizar aos moradores um atendimento médico por telefone. Assim, aqueles que tiverem dúvidas sobre os sintomas do coronavírus ou ainda, que apresentem sintomas gripais, terão o primeiro contato com o serviço de saúde mantendo o isolamento social. O telefone de contato é (31) 3839 2133.

Maioria dos novos leitos serão construídos no HMCC – Foto: Thamires Lopes/DeFato

Além desta ação, Rosana Linhares informou a estrutura hospitalar tanto no Nossa Senhora das Dores quanto no Carlos Chagas. O primeiro hospital tem 110 leitos do SUS e o segundo, 78. Além disso, a Prefeitura vem investindo para instalar mais 100 leitos nas duas unidades de saúde. Por isso, a justificativa em não se fazer hospital de campanha, ao menos por enquanto. “Temos um comitê de enfrentamento ao coronavírus, e neste momento concluímos ser melhor trabalhar na estruturação dos hospitais. Temos ainda adesão de hospitais de saúde da região, para termos uma estrutura interessante de atendimento”, informou Rosana.

Especificamente sobre os respiradores, muito lembrados devido à necessidade no tratamento de pacientes cm coronavírus, a secretária esclareceu que no HNSD há 30 equipamentos. Já no Carlos Chagas são 23. “Mas é preciso explicar que não serão usados exclusivamente no tratamento do coronavírus. Há continuidade no atendimento da saúde, como pacientes com AVC, que tenham sofrido infarto, dentre outros. Por isso é preciso conscientizar sobre o isolamento social”, reforçou Rosana. A secretária também informou o investimento contínuo da Prefeitura na contratação de profissionais da saúde, dentre outras questões.

Combate à dengue e prevenção da H1N1 

Sobre a campanha de vacinação contra a gripe, a secretária pede paciência para a população. Isso porque o Governo Federal antecipou a campanha de imunização, mas não disponibilizou de uma só vez as doses necessárias aos municípios. Assim, a entrega das doses às cidades é feita de forma fracionada. No caso de Itabira, a média semanal de recebimento é de 2000 vacinas, sendo que o público a ser vacinado é de 40 mil pessoas. “Todos dos grupos de risco serão vacinados. A prioridade são os idosos e os profissionais da saúde, que estão na linha de frente”, explicou.

Sobre a dengue, Rosana Linhares pediu que os itabiranos aproveitem o isolamento social para manter as casas limpas e sem focos de dengue. Segundo ela, 85% dos focos do mosquito transmissor estão nas residências, com alta infestação nos bairros. “Corremos risco de lidar com uma epidemia de dengue”, alertou a secretária.

Ao final do vídeo, Rosana deixou uma mensagem de otimismo aos moradores da cidade. “Vamos vencer com você ficando em casa. O movimento que vemos nas ruas da cidade deixa os profissionais de saúde angustiados. Por favor, fiquem em casa e não se agrupem”, pediu a secretária.

cassino criptomoedas