Nível do rio sobe quase três metros em Nova Era

Autoridades alertam para aumento do volume nas próximas horas

Nível do rio sobe quase três metros em Nova Era
Rio Piracicaba às margens da rua Mario de Carvalho, bairro Sagrada Família – Foto: Reprodução

O município de Nova Era volta a sofrer com os impactos causados pelas chuvas e o nível do rio Piracicaba, que corta a cidade, voltou a subir. O último monitoramento foi realizado às 18h e demonstra que o rio subiu 2,62 metros desde a meia noite desta quinta-feira (13). A tendência, segundo as autoridades, é que o volume aumente ainda mais nas próximas horas.

   

Os dados são do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), plataforma desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para disponibilizar em tempo real dados e previsões que ajudam a prevenir danos e preservar vidas em eventos de cheias e inundações. O monitoramento dos níveis e vazão dos rios é possível por meio da operação de Plataformas de Coletas de Dados Automáticos (PCDs) situadas às margens dos rios.

O conteúdo continua após o anúncio

Se chegar a 3,5 metros acima do nível considerado normal, o município deve emitir um comunicado alertando os moradores das áreas ribeirinhas para o risco de inundação. A cota de inundação em Nova Era é alcançada quando o rio sobe 4,7 metros.

Fonte: Boletim Extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Doce

Memória

No último fim de semana de janeiro as chuvas que cairam sobre Nova Era causaram a inundação do rio Piracicaba. De acordo com a Prefeitura, mais de 400 casas foram invadidas pelas águas, causando às famílias perdas consideráveis. Mais de 400 pessoas ficaram desalojadas, sete desabrigadas e 1.340 foram afetadas pelas fortes chuvas.

Alagamentos e inundações bloquearam as vias de acesso, atingindo, principalmente, as áreas localizadas às margens do rio. As águas invadiram várias casas e inúmeras famílias perderam praticamente tudo. Nossa Senhora das Graças, Sagrada Família, Centro, Praia Grande, Capelinha e Drumond foram alguns dos bairros mais afetados.

O município, de 17.578 habitantes (população estimada em 2019, segundo o IBGE), decretou Estado de Emergência – ato reconhecido pelo Estado. Por este motivo, a Prefeitura de Nova Era decidiu cancelar o carnaval 2020. A programação já estava definida e seria realizada na avenida Governador Valadares, no centro da cidade.

MAIS NOTÍCIAS