Nova diretoria toma posse da CDL Itabira e anuncia retorno do Mérito Lojista Empresarial

Evento foi realizado na noite desta quinta-feira

Nova diretoria toma posse da CDL Itabira e anuncia retorno do Mérito Lojista Empresarial
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Na noite desta quinta-feira (26), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira anunciou sua nova diretoria executiva e seu conselho fiscal. O evento foi realizado na sede da entidade e contou com a presença de figuras importantes, como o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), o ex-prefeito João Izael Querino (PMN) e vereadores municipais.

Tomaram posse o presidente Eduardo Morais e a vice-presidente Mariane Barcelos, ambos com histórico de outros cargos na CDL. A gestão está prevista até 2025. Além disso, foi anunciado o retorno do 10º Mérito Lojista Empresarial, premiação ocorrida pela última vez em 2019. Neste ano, ela será realizada em setembro.

Dono de um dos pronunciamentos da noite, Marco Antônio Lage falou, à DeFato, sobre o papel do comércio na sonhada diversificação econômica itabirana.

“O comércio tem um papel fundamental, pela movimentação da economia, geração de emprego e renda, tem uma capilaridade territorial grande no município. Hoje a gente vê que os bairros são dotados de pequenos centros comerciais. A tecnologia, cada vez mais, também ganha o comércio. Claro que Itabira já é um polo comercial importante da nossa microrregião, mas o comércio também terá um papel importante no processo de diversificação econômica do município, na participação das discussões. Para que todos esses atores da economia da cidade possam participar dessa jornada que temos pela frente”, enfatiza.

Também questionamos o prefeito itabirano sobre a recuperação deste que foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Marco Antônio Lage projeta cenários a curto e médio prazo.

“Toda a economia brasileira sofreu muito com a pandemia. Nesse momento pós pandêmico, trazendo para Itabira, o comércio é reflexo da economia de uma maneira geral. A curto prazo, temos, por sorte, uma Vale com um nível de empregabilidade grande, isso por si só já alavanca o comércio. Temos uma grande população flutuante em função das obras da mineração, o que também contribui. Mas em médio prazo temos que manter isso, e acho que o comércio terá um impacto muito bom no nosso planejamento de desenvolvimento econômico. O turismo, polo universitário e polo médico, por si só, vão manter Itabira efervescente. Com volume de pessoas, grande número de visitantes, e com emprego e renda para fazer o comércio girar com a força que tem hoje, ou até mais forte”.

CDL Itabira
Marco Antônio Lage destacou a força do comércio itabirano durante seu pronunciamento. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Nova gestão

Novo presidente da CDL Itabira, o empresário Eduardo Morais afirma que sua equipe (detalhada logo abaixo) trará um ar de renovação à entidade. Ele também comemora o retorno do Mérito Lojista Empresarial, que irá para sua 10ª edição.

“Graças a Deus conseguimos formar o time que queríamos. Todo mundo percebeu ali a renovação, cabeça nova e sangue novo. De cara já foi anunciado o retorno de um grande evento (10º Mérito Lojista), e vai ser o melhor que já teve. Com novas tecnologias, um dos maiores decoradores de festas da cidade. Vamos tentar manter o que já foi feito e fazermos de forma diferente. O Maurício foi muito feliz em todos os anos e, com sabedoria, quis descansar um pouco. E devemos agradecer por tudo o que ele fez”, ressalta.

O presidente empossado na noite desta quinta-feira também comentou sobre a recuperação do comércio após a pandemia. “Criamos até um slogan dizendo que o negócio de uma loja é o nosso também. Vamos fazer tudo para estarmos bem próximos dos lojistas e precisamos muito de parcerias com o município. Itabira é uma cidade rica, muito desenvolvida, e a CDL não pode estar distante de uma Prefeitura como a nossa. Estando juntos vai facilitar muito, vamos conseguir fomentar mais as ações comerciais e, aos poucos, vamos tentando fazer campanhas de formas diferentes para atrair mais o consumidor às lojas”, explica ele.

Por fim, Eduardo falou, à DeFato, sobre o cenário pós-mineração, que tanto preocupa a região. De acordo com o novo líder da CDL, o setor precisa de mais “reconhecimento”.

“Tenho toda a certeza que (o comércio) vai ser o carro chefe (da economia pós-mineração). E hoje posso falar, tranquilamente, que é o maior gerador de empregos da nossa cidade. Se não for o primeiro, está entre os três primeiros. O comércio já é forte, precisa ser mais reconhecido no meu ponto de vista. Então vai, sim, ser um dos fomentadores”, conclui.

CDL Itabira
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Confira, logo abaixo, a lista completa da equipe empossada na noite de ontem.

  • Presidente da CDL – Eduardo Gomes Morais
  • Vice-Presidente – Mariane Barcelos
  • Segundo Vice-Presidente Administrativo e Financeiro – Bruno Lopes
  • Vice-Presidente Comercial e de Expansão – Gustavo Campos
  • Vice-Presidente de Marketing, Comunicação e Eventos – Elen Sana
  • Vice-Presidente de Assuntos Públicos e Municipais – Fábio Mendes
  • Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos – Marcela Nascimento
  • Vice-Presidente de Cursos, Palestras e Aperfeiçoamento Profissional – Jaíne Morroni

Conselho Fiscal:

  • Marcos Santos
  • Grasiely Oliveira

MAIS NOTÍCIAS