Nova Era: Rio Piracicaba atinge cota do nível de alerta para inundação

Em comunicado divulgado na manhã de hoje, Prefeitura Municipal pediu à população para redobrar os cuidados

Nova Era: Rio Piracicaba atinge cota do nível de alerta para inundação
Foto: Thiago Andrade

As fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias já causam efeito em municípios próximos. Um boletim extraordinário emitido hoje (20) pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) traz motivos de preocupação à população nova-erense.

De acordo com o comunicado, o município atingiu nesta manhã a cota do nível de alerta hidrológico do Rio Piracicaba, que gira em torno de 350 cm.

Segundo a Prefeitura Municipal de Nova Era, o índice tende a permanecer estável nas próximas horas, mas pode oscilar entre 350 e 360 cm de elevação. Para que ocorra uma inundação, este nível deve chegar em, pelo menos, 470 cm. Para efeito de comparação, na última terça-feira (16) a cota estava em pouco mais de 150 cm, ou seja, ela atingiu mais que o dobro desde então.

Desta forma, a gestão municipal pede que os moradores da cidade redobrem as atenções, especialmente a população ribeirinha. Novas atualizações das defesas civis municipal e estadual podem ser realizadas durante o dia.

⚠️ COMUNICADO – DEFESA CIVIL DE NOVA ERA

O conteúdo continua após o anúncio

De acordo com o boletim extraordinário da Companhia de Pesquisa de Recursos…

Publicado por Prefeitura de Nova Era em Sábado, 20 de fevereiro de 2021

Itabira

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu novo alerta para Itabira no início da tarde desta sexta-feira (19), por causa das chuvas. O documento, aberto às 12h19, aponta para o risco moderado de deslizamentos nos pontos mais vulneráveis da cidade.

Segundo o órgão nacional, o acumulado de precipitação na hora anterior ao alerta foi de 13 milímetros. Somente nas últimas 24 horas, o registro é de 72 milímetros de chuvas em Itabira. Ainda de acordo com o Cemaden, a previsão é de que mais água caia nos próximos dois dias, “com possibilidade de ocorrências de pancadas de chuva entre moderada a forte”.

São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo divulgou um alerta para risco de enchente no município neste sábado (20). Segundo o comunicado, publicado nas redes sociais, a previsão meteorológica é de chuvas em torno dos 30mm durante a tarde e a noite de hoje.

De acordo com a Prefeitura, o reservatório da cidade está retomando o nível do volume de espera do período e a defluência está em 135m³/s. Por precaução, foi adotada ontem (19) a defluência máxima de 170m³/s, abaixo da restrição de 180m³/s.

<

MAIS NOTÍCIAS