O que significa ter uma alimentação saudável?

Você não precisa seguir regras rígidas, mas sim aprender a equilibrar as refeições, escutando seu corpo.

O que significa ter uma alimentação saudável?
Divulgação

Vivemos em um mundo com excesso de informações sobre alimentação e, por isso criamos muitas “verdades absolutas”, que não são tão verdadeiras assim! Muitas pessoas acreditam que comer saudável está relacionado ao emagrecimento. Na verdade, independente de ser magro ou de estar acima do peso, alimentar de maneira correta é importante para todos. É um estilo de vida que deve nos acompanhar desde a infância até a terceira idade.

Por isso é necessário dar importância ao que comemos, fornecendo ao nosso corpo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar melhor. Além disso devemos evitar comer alimentos excessivamente processados que são as maiores causas de doenças.

Alimentos como: legumes, frutas, verduras, oleaginosas, castanhas, sementes, peixe, carnes e ovos devem ser ingeridos diariamente porque são considerados fundamentais para a saúde. Também é importante dizer que o humor é diretamente influenciado pelo consumo de vitaminas, minerais e outros nutrientes.
Mas lembre-se, alimentar bem não significa que tenha que comer alimentos saudáveis 100% do seu tempo. Comer uma fatia de pizza com os amigos, tomar uma taça de vinho ou comer alguns doces e salgados em uma festa, também faz parte de uma vida saudável.

Você não precisa seguir regras rígidas, mas sim aprender a equilibrar as refeições, escutando seu corpo. Consumir alimentos ricos em nutrientes em 80% do seu tempo já é um sucesso!

A qualidade dos alimentos que você ingere vai refletir na sua aparência, na sua disposição física e na forma como você se relaciona consigo mesmo.
Por isso eu sempre digo, não acredite em dietas milagrosas e restritivas. Conecte seu corpo a sua mente, assim sua vida ficará mais leve!

Camila Canêdo é nutricionista e atende na Clínica Sottile. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato. 

Marque sua consulta com Camila Canêdo pelos telefones:

Clínica Sottile: (31) 3840-4235

MAIS NOTÍCIAS