Operação reforça fiscalização de barragens em Minas Gerais antes do período chuvoso
Ação conjunta vistoria 30 estruturas de mineração com foco em segurança e cumprimento de medidas de descaracterização
O Estado de Minas Gerais iniciou nesta semana uma nova fase da Operação Preventiva Integrada de Fiscalização de Barragens, que tem como foco avaliar a segurança de 30 estruturas de mineração em diferentes regiões do Estado. A ação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), com apoio de diversos órgãos estaduais e federais.
As vistorias se concentram em barragens construídas pelo método a montante — o mesmo utilizado nas estruturas rompidas em Mariana e Brumadinho — e naquelas que registraram níveis de emergência nos últimos meses. Segundo a Feam, a operação busca identificar falhas, verificar o cumprimento de recomendações técnicas e avaliar os planos de contingência voltados às comunidades próximas.
Participam da operação equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e municipais, além do Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim).
Minas Gerais ainda possui 29 barragens a montante em processo de descaracterização. Outras 25 já tiveram as obras concluídas, segundo a Feam. Desde o início do ano, mais de 300 fiscalizações foram realizadas em estruturas de mineração em todo o estado.
A secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, afirmou que a operação é uma medida de prevenção antes do período chuvoso, quando aumentam os riscos de incidentes. “O trabalho integrado permite ampliar o acompanhamento e garantir respostas mais rápidas diante de eventuais irregularidades”, destacou.
Apesar dos avanços apontados pelo governo, órgãos de fiscalização e o Ministério Público seguem atentos ao cumprimento efetivo das medidas de segurança, especialmente nas estruturas que ainda apresentam risco e em regiões onde comunidades vivem próximas às zonas de autossalvamento.




