Ouro Preto completa 309 anos com missa online

Missa Solene Especial de Aniversário será transmitida da Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, às 10h

Ouro Preto completa 309 anos com missa online
Ouro Preto – Foto: Ane Souz/Acom PMOP

A cidade de Ouro Preto completa nesta quarta (8), 309 anos. E a comemoração será de um jeito diferente, em especial devido a pandemia do coronavírus. Assim, o Executivo fará em sua página, no Facebook, a transmissão de uma Missa Solene Especial de Aniversário, da Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, às 10h. A celebração será presidida por Dom Francisco Barroso Filho.

História

O conteúdo continua após o anúncio

Ouro Preto é tida como Patrimônio Mundial Cultural e ainda resguarda a arquitetura colonial. A cidade foi fundada em 1698 com a chegada da bandeira chefiada por Antônio Dias, há 322 anos. Assim, foi elevada à vila, chamada Vila Rica, em 8 de julho de 1711, data em que se comemora o aniversário. Anos depois, em 20 de março de 1823, o imperador D.Pedro I, concedeu a Ouro Preto o título de capital mineira à cidade. Desta forma, Ouro Preto foi capital de Minas Gerais até o ano de 1897.

A cidade de Ouro Preto também foi palco da Inconfidência Mineira, que teve como mártir da história, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que é homenageado na principal praça da cidade. Ouro Preto conta ainda com a belíssima arquitetura colonial e as produções artísticas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Athaíde, presentes nas igrejas de ordem terceiras.

MAIS NOTÍCIAS