Palestras e intervenções culturais marcam Semana da Consciência Negra em Itabira

A iniciativa é uma realização do município com o apoio da Fide, Colégio Nossa Senhora das Dores, Funcesi e Unifei

Palestras e intervenções culturais marcam Semana da Consciência Negra em Itabira

A Semana da Consciência Negra, evento que acontece na cidade entre os dias 18 e 22 deste mês, aborda o tema: Educando Itabira sem racismo – Repensando o 20 de novembro. Dentre a programação proposta, estão diversas palestras sobre o assunto, exposições e intervenções culturais. A iniciativa é uma realização do município com o apoio da Fide, Colégio Nossa Senhora das Dores, Funcesi e Unifei. 

As exposições Sá Marina, Cultura Negra abrem o evento e se estendem até o dia 22. Já o dia em que se lembra a data (20) conta com uma oficina e uma roda da capoeira. Além disso, acontecem atividades na Funcesi, no campus da Unifei Itabira, na Escola Marciana Magalhães, Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade, Fide, Fazenda da Bethânia, Colégio Nossa Senhora das Dores e Praça Zumbi dos Palmares. Confira aqui a programação completa .

O conteúdo continua após o anúncio

Zumbi dos Palmares

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data tem o intuito de homenagear Zumbi dos Palmares , um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.

Durante a época do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão africana. O representante morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

MAIS NOTÍCIAS