Patrulha Agrícola volta a funcionar em Itabira; saiba como cadastrar

O objetivo é auxiliar produtores rurais com preparo do solo, correção, plantio, serviços de máquinas agrícolas e retroescavadeira

Patrulha Agrícola volta a funcionar em Itabira; saiba como cadastrar
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


Após passar por uma reestruturação, o programa Patrulha Agrícola retorna a atividade ainda no primeiro semestre de 2021, conforme informou a Prefeitura de Itabira por meio de nota enviado à imprensa nesta segunda-feira (14). A iniciativa estava parada a quase quatro anos. O objetivo do projeto é auxiliar produtores rurais com operações de preparo do solo, correção, plantio, serviços de máquinas agrícolas e retroescavadeira.

Os interessados em participar do programa tem até o dia 15 de julho para se cadastrar na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), localizada na Avenida das Rosas, 134, bairro São Pedro. Para outras informações, o Executivo Municipal disponibilizou o telefone 3839-2249 e o e-mail sec.agronegocio@itabira.mg.gov.br.

Também é possível se cadastrar nas administrações distritais de Senhora do Carmo e de Ipoema. Os telefones para contato são 3893-2768, em Senhora do Carmo, ou 3839-2993, em Ipoema.

O projeto

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, os serviços oferecidos pelo projeto foram focados nas demandas dos produtores de Itabira após reuniões de alinhamento com os interessados. Um cronograma de atividades aponta, neste primeiro momento, a prioridade com as atividades de distribuição de calcário, gradagem e aração de solo.

A previsão é de iniciar em outubro outra etapa, que será com sulcamento e plantio utilizando os serviços de máquinas agrícolas. A SMAA investirá R$ 850 mil no programa. “O projeto estava parado e nós conseguimos esse valor para reiniciar os trabalhos, que são fundamentais para os produtores rurais. Sabemos que a demanda é crescente, mas que com esse valor vamos conseguir rodar as máquinas agrícolas, retroescavadeiras e, também, iniciar o processo de fretes, que será subsidiado com os caminhões da Secretaria de Agricultura”, explica Mauro Ferreira.

A Patrulha Agrícola favorece, principalmente, pequenos produtores e agricultores familiares. O projeto de Mecanização e Transportes Rurais da Patrulha Agrícola conta com a parceria da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi). “Com o termo de colaboração firmado com a Apafi, todo o procedimento operacional será de responsabilidade da associação, que irá contar com o apoio técnico da secretaria”, destaca Mauro Ferreira.

* Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Itabira.

MAIS NOTÍCIAS