PF prende cinco brasileiros deportados por homicídio, furto, armas e atos antidemocráticos ao desembarcarem em Confins

Os detidos vinham dos Estados Unidos tinham mandados de prisão em aberto; três constavam na difusão vermelha da Interpol

PF prende cinco brasileiros deportados por homicídio, furto, armas e atos antidemocráticos ao desembarcarem em Confins
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal prendeu, na noite de quinta-feira (5), cinco brasileiros deportados dos Estados Unidos logo após o desembarque no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, na Região Metropolitana. Os detidos foram quatro homens e uma mulher e eram foragidos da Justiça e tinham mandados de prisão em aberto por crimes como homicídio, furto, posse ilegal de arma de fogo e participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

De acordo com a PF, três dos homens estavam incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo de cooperação internacional utilizado para localizar pessoas procuradas por autoridades judiciais. As prisões ocorreram após conferência documental e checagem de alertas assim que o voo com deportados chegou ao país.

Entre os presos, há um homem natural de Goiás condenado por homicídio qualificado, com pena de 12 anos; um mineiro condenado a dois anos por posse ilegal de arma de fogo e munição; e dois paulistas, sendo um alvo de prisão temporária por homicídio e outro com mandado definitivo por furto. A quinta detida é uma mulher com prisão preventiva expedida pelo Supremo Tribunal Federal, investigada por tentar abolir o Estado Democrático de Direito mediante violência ou grave ameaça durante os ataques de 8 de janeiro, em Brasília.

Após os procedimentos legais, incluindo exames de corpo de delito, os cinco foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Federal informou que os nomes dos presos não foram divulgados.