PPP da Água terá edital publicado nos próximos dias, informa Saae

Segundo presidente da autarquia, Leonardo Lopes, 28 empresas já manifestaram interesse em participar do processo

PPP da Água terá edital publicado nos próximos dias, informa Saae

O edital com o detalhamento da parceria público-privada (PPP) que irá viabilizar a captação de água no rio Tanque deverá ser publicado nos próximos 15 a 20 dias. A informação foi revelada nesta noite de quarta-feira (18) pelo presidente do Saae (Serviço Autônomo de Água e e Esgoto de Itabira), Leonardo Lopes, em encontro do Grupo da Água.

O edital é o instrumento que dá partida ao processo licitatório para definir a empresa que executará as obras.  Até agora, segundo Leonardo Lopes, 28 empresas manifestaram interesse em participar do processo.

A previsão é que a obra seja concluída em 2020.  “O edital ainda está sendo finalizado. Acredito que até o início de outubro seja liberado para publicação, com manifestação de interesses em um prazo de 45 dias, como acontece normalmente”, explicou Leonardo Lopes.

O conteúdo continua após o anúncio

A construção do sistema de captação será feita pela empresa vencedora da licitação, que só passará a ter retorno financeiro depois que tudo estiver pronto e aprovado pelo Poder Público.

O projeto

A captação de água no rio Tanque é defendida pela Prefeitura de Itabira como a solução para o problema do desabastecimento em Itabira para os próximos 30 anos. A obra está estimada em torno de R$ 53 milhões.

O município argumenta não ter o dinheiro para tocar o projeto por conta própria e viu na parceria com o setor privado a saída para viabilizar o novo sistema de captação. Será a primeira PPP celebrada por Itabira em sua história.