Prefeitura de Itabira entrega primeira etapa da avenida Prefeito Jairo Magalhães, antiga Espigão

Trecho interliga a região do Jardim Buritis com a saída para a MGC-120, no trevo do Vale do Sol

Prefeitura de Itabira entrega primeira etapa da avenida Prefeito Jairo Magalhães, antiga Espigão
Avenida Prefeito Jairo Magalhães teve trânsito liberado pela Prefeitura de Itabira – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

A Prefeitura de Itabira entregou nesta manhã de domingo (28) a primeira etapa da avenida Prefeito Jairo Magalhães, até então chamada de avenida Espigão. A via interliga o bairro Jardim Buritis (no alto do Água Fresca) ao acesso para a MGC-120, no trevo com o Vale do Sol. Durante breve solenidade, o prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) destacou o a contribuição que a nova avenida dará para uma região em franco crescimento na cidade, possibilitando novos vetores de desenvolvimento no município.

“Entendemos que a cidade está crescendo para essa região. Não adianta a gente fazer obras lá para os lados do Cauê e Conceição, se não é para aquele lado que a cidade vai crescer. Nós temos um plano diretor e estamos seguindo esse plano. Com certeza, isso que nós estamos fazendo vai contribuir para o desenvolvimento urbano, mas, acima de tudo, para o desenvolvimento econômico”, discursou o prefeito de Itabira.

ronaldo-avenida-espigao
Prefeito Ronaldo Magalhães, durante visita à avenida Prefeito Jairo Magalhães – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Para Ronaldo, tanto a avenida Prefeito Jairo Magalhães quanto a Integração, também com a primeira parte entregue nesse sábado (27), terão potencial semelhante ao da avenida Mauro Ribeiro, construída em seu primeiro governo, no início dos anos 2000: “Lembro que falavam que já tinha a João Pinheiro ali perto, mas hoje está lá, quantos empregos são gerados na Mauro Ribeiro?”.

O projeto completo da avenida Prefeito Jairo Magalhães contempla cerca de 3,5 quilômetros. Quando totalmente finalizada, a via fará a ligação do Vale do Sol à região do Juca Rosa, passando pelos bairros Jardim Buritis, Colina da Praia II e São Cristóvão. O investimento do município é de R$ 4,2 milhões nos dois trechos.

  • Avenida Prefeito Jairo Magalhães teve trânsito liberado pela Prefeitura de Itabira - Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Ao comentar sobre a avenida, o secretário municipal de Obras, Ronaldo Lott, também destacou o fator de expansão do vetor de crescimento de Itabira. Segundo ele, as novas rotas inauguradas pela Prefeitura vão possibilitar uma maior fluidez no trânsito e abrir portas para concepções de novos centros urbanos. “É importante que a população de Itabira entenda a importância dessa obra. Hoje, 70% dos itabiranos passam por aquele túnel do Caminho Novo, por exemplo. Nós estamos oferecendo novas alternativas”, disse o secretário.

avenida-espigao
Projeto completo do prolongamento da avenida Espigão (em vermelho, na parte inferior, o trecho entregue neste domingo) – Foto: Divulgação

Doação

Para executar as obras de prolongamento da avenida do Espigão, a Prefeitura de Itabira contou com a doação de dois terrenos por parte da família Assis Ferreira. Uma das áreas está situada na antiga estrada que liga Itabira a Nova Era, no bairro Praia, com extensão de 544,88 metros e área de 3.446,31 m². O outro terreno está situado na localidade Praia dos Monjolos, no alto do Água Fresca. O perímetro do terreno é de 1.394,26 m e a área é de 16.553,69 m².

O conteúdo continua após o anúncio

Durante a solenidade de entrega do primeiro trecho, o representante da família, Carlos Roberto Assis Ferreira, o Carlão, contou que as áreas são de posse de seus parentes há mais de 100 anos. Os quase 20 mil metros quadrados foram doados após uma reunião entre familiares, que concordaram em contribuir com o município. “A família, tendo em vista a importância desta avenida, concordou em conceder essa faixa para a cidade”, comentou.

avenida-espigao-familia
prefeito homenageou família que doou terreno para execução da obra – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

O prefeito Ronaldo Magalhães agradeceu ao gesto e afirmo que “talvez, se não tivesse a doação, a obra não seria possível”.

Após os discursos, uma carreata percorreu a nova extensão da avenida. Os participantes seguiram até o trevo do Vale do Sol e depois retornaram à região do Jardim Buritis.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Prefeitura de Itabira entrega primeira etapa da avenida Prefeito Jairo Magalhães, antiga avenida do Espigão.

Uma publicação compartilhada por DeFato Online 🌈 (@defatoonline) em

MAIS NOTÍCIAS