Prefeitura e Vale inauguram aterro sanitário
Aterro sanitário de Itabira está localizado na região do Borrachudo
A Prefeitura de Itabira e a Vale inauguram, nestam segunda-feira, 12 de novembro, o aterro sanitário de Itabira, localizado na estrada que liga Itabira ao distrito de Ipoema, em Borrachudo. A solenidade será às 15h30. Na execução de todo o projeto, a mineradora investiu mais de R$ 11 milhões.
O aterro sanitário de Itabira foi construído seguindo todos os critérios técnicos considerados ambientalmente mais adequados para o descarte de resíduos sólidos. Com vida útil estimada em 20 anos, o aterro sanitário foi construído em um terreno da Prefeitura de 41,9 hectares – o equivalente a 42 campos de futebol – que foi totalmente revestido com uma manta de impermeabilização do solo.
No local também foram instalados dois sistemas de drenagem: o primeiro, para condução do chorume que será produzido diariamente. Este líquido será armazenado em uma “bacia”, recolhido diariamente por um caminhão pipa exclusivo para esta finalidade e encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Laboriaux, onde será tratado e dispensado sem agressão ao meio ambiente. Outro sistema de drenagem vai conduzir os gases produzidos, para evitar possíveis explosões causadas pelo metano. O conjunto – impermeabilizante e sistemas de drenagem – evita a contaminação do lençol freático pelo chorume.
A inauguração do aterro sanitário marca um grande avanço para o município que, a partir de agora, completa o conjunto de sistemas para destinação adequada das mais de 90 toneladas de lixo produzidas diariamente em Itabira.
Conforme explica o secretário municipal de Desenvolvido Urbano, Rodrigo Zeferino Gomes, os quatro tipos de resíduos terão seu descarte correto a partir do funcionamento do aterro sanitário. “Para os resíduos de construção civil, Itabira tem o aterro de inertes. Para os reciláveis, tem o Centro de Triagem da Itaurb, onde é feita a separação, acondicionamento e encaminhamento para indústrias de reciclagem. Para o lixo hospitalar, o município tem o sistema de coleta e transporte para a incineração e, agora, enfim, Itabira passa a ter o aterro sanitário, um dos maiores avanços em direção à sustentabildiade”, lembra Rodrigo Zeferino.
Desativação
Com o início do funcionamento do aterro sanitário, o aterro controlado de Itabira, também localizado na região de Borrachudo, será desativado. Conforme explica Rodrigo Zeferino, o local foi totalmente preparado para que ocorra a sua correta desativação.
O lixo já armazenado passará por um processo de “envelopamento”, que consiste na distribuição de uma camada de terra por cima dos resíduos, impermeabilização e mais uma camada de terra. Depois o local será revegetado.




