Prefeitura recupera estradas de seis regiões rurais
A Prefeitura de Itabira está recuperando as estradas, concomitantemente, de cinco regiões rurais. Desde a semana passada – continuam nesta semana – as máquinas estão trabalhando no Gomes, Cubango, Turvo, São José do Macuco – região de Ipoema –, Salgado – Senhora do Carmo – e Ribeirão de São José. Na estrada do Gomes, […]
A Prefeitura de Itabira está recuperando as estradas, concomitantemente, de cinco regiões rurais. Desde a semana passada – continuam nesta semana – as máquinas estão trabalhando no Gomes, Cubango, Turvo, São José do Macuco – região de Ipoema –, Salgado – Senhora do Carmo – e Ribeirão de São José.
Na estrada do Gomes, além do patrolamento e cascalhamento, a Prefeitura está executando dois bueiros. Conforme explica Norberto Procópio Silva, coordenador dos serviços, era rotineira a formação de erosão no trecho onde os bueiros estão sendo executados. “Sem ter para onde as águas da chuva escoarem, era constante a formação de erosão e poças d’água. A estrada ficava interditada sempre”, explica Norberto Silva. Com a colocação dos dois bueiros, conforme prevê Norberto Silva, o problema, no trecho mais crítico da estrada, será resolvido definitivamente.
Na localidade de Cubango, em Ipoema, a Prefeitura está preparando dois trechos da estrada, de forte inclinação, para serem parcialmente asfaltado. Conforme lembra Norberto Silva, são morros que, constantemente, ficam quase que intransitáveis. “O problema nesses dois trechos são críticos, tanto no período de chuvas quanto de seca. Eles são sempre escorregadios e, a solução que encontramos para resolver definitivamente o problema, foi fazer esse asfaltamento parcial”, explica.
No Turvo, a Prefeitura está patrolando toda a estrada de acesso à localidade de Taquareira. Em São José do Macuco, a recuperação tem como principal foco melhorar o acesso, principalmente, dos ônibus escolares, que não estavam conseguindo chegar até o ponto final.
Na região do Salgado, a Prefeitura está patrolando a principal estrada que liga a comunidade ao distrito de Senhora do Carmo.
Em Ribeirão de São José, além de recuperar os pontos mais críticos da estrada principal – fechamento de erosões e de poças d’água –, a Prefeitura também substituiu os pranchões de uma ponte que liga o Engenho ao Ribeirão de São José.
Conforme lembra Norberto Silva, os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são constantes. “E agora, nesse período em que as chuvas são mais esparsas, a gente intensifica o serviço para preparar as estradas para o período de chuvas mais constantes. Todos os dias as máquinas estão em alguma localidade, para garantir o acesso de veículos”, ressalta. Somente em abril, a Prefeitura recuperou 103 km de estradas rurais, em todas as regiões do município.