Primeira vacinada na Bahia pega Covid-19 antes da 2ª dose

Enfermeira está internada e tem quadro clínico considerado estável

Primeira vacinada na Bahia pega Covid-19 antes da 2ª dose
Foto: Itana Alencar/G1 Bahia

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 na Bahia, contraiu a doença antes de tomar a segunda dose do imunizante. Na última terça-feira (23), ela foi internada no Instituto Couto Maia, em Salvador, e seu quadro clínico é considerado estável.

A diretora geral do Instituo Couto Maia, considerado uma referência em tratamento de doenças infectocontagiosas no Brasil, Ceuci Nunes explicou como é possível que Maria Angélica tenha se infectado com a Covid-19 após ter tomado a 1ª dose.

“O que aconteceu é que ela pegou a doença antes da segunda dose. Para a vacinação atingir a eficácia máxima, é preciso que a pessoa tome as duas doses e respeite a janela imunológica, que é o período que o organismo leva para produzir os anticorpos do imunizante. Não é à toa que a vacina são duas doses. A segunda dose aumenta a proteção”.

Mesmo que casos como esse sejam raros, ainda não há vacina 100% eficaz contra o covonavírus. Assim, ainda é possível que uma pessoa possa ser infectado com Covid-19 mesmo após receber o imunizante. Por isso, a vacinação em massa é a única forma de conter a pandemia e evitar o aparecimento de variantes mais perigosas.

A enfermeira Maria Angélica foi vacinada com a CoronaVac, fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan. Ela tem eficácia geral de 50,38%, o que significa que o risco de pegar Covid-19 foi reduzido em 50%. É importante destacar que, mesmo vacinada, a pessoa pode propagar a infecção.

“Geralmente, a janela imunológica é de no mínimo 15 dias. Para a vacina de Covid, a gente está falando de 20 dias depois da segunda dose, para você considerar que tem proteção. Mas é importante também a gente reafirmar que não sabemos se a vacina protege da infecção. Mesmo a pessoa vacinada, ela pode adquirir o vírus, não adoecer e transmitir. Isso é uma possibilidade que ainda não foi completamente afastada”, explica Ceuci Nunes

cassino criptomoedas