Ricardo Freitas é eleito presidente da Lifa e promete Amador já em março

Futuro presidente prometeu “resposta rápida” durante a campanha e disse que cumprirá meta com ajuda do Poder Público e iniciativa privada

Ricardo Freitas é eleito presidente da Lifa e promete Amador já em março
Ricardo Freitas (d) e Samuel Carlos comandarão a Lifa pelos próximos 4 anos – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa) tem novo presidente. Por 11 votos a 2, a chapa encabeçada por ele venceu o grupo de Marcos Procópio “Brazuca” e foi eleita para comandar a entidade pelos próximos quatro anos. Em entrevista a DeFato Online, o cartola disse que quer dar uma “resposta rápida” aos representantes de clubes que apoiaram sua eleição e voltar a realizar o Campeonato Amador já em março deste ano.

Ricardo é filho de ex-jogador de futebol Amador. Afirma que vive a várzea desde os 5 anos. Foi jogador e depois árbitro da Lifa. Chegou a apitar no futebol profissional, registrado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Sabe que terá muito trabalho pela frente e diz contar com a ajuda do Poder Público e da iniciativa privada para retomar a rotina de competições dos clubes de Itabira.

“Nosso objetivo era ganhar a eleição. Ganhamos de uma forma tranquila e agora a gente tem que mostrar por que nós viemos. Temos que dar uma resposta rápida. A gente vai buscar parcerias. Somos parceiros do governo e vamos buscar empresas privadas que queiram também nos abraçar. Com certeza faremos uma administração diferente, inclusive com a participação da comunidade. O futebol amador é para a comunidade”, disse o presidente eleito.

Chapa de Ricardo Freitas foi eleita com apoio maciço de dirigentes da Lifa – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Outra intenção de Ricardo Freitas é buscar diálogo com os clubes representantes do que chamou de “futebol alternativo”. São os times de bairros ou de amigos que acabaram ganhando força justamente no vácuo deixado pelos anos em que o Amador não foi realizado em Itabira.

“Se trata de futebol, se trata de lazer, de trazer as famílias ao campo. Lógico que vamos conversar com o futebol alternativo, nós temos que ser parceiros”, disse Ricardo.

“Se tudo andar como a gente planejou e acontecer direitinho, estourando no final de março a gente inicia o Amador. Será uma resposta imediata da nossa campanha. Prometemos isso aos clubes e vamos fazer um campeonato na altura que a comunidade de Itabira merece”, completou o novo presidente da Lifa.

Aprendizado

Ricardo Freitas terá como vice o radialista Samuel Carlos, que presidiu a entidade nos últimos 8 anos. O companheiro de chapa diz que levará para a nova diretoria todo o aprendizado que absorveu nos seus dois mandatos.

“O resultado expressivo que tivemos na eleição nos leva a crer que nós tivemos mais acertos que erros. Pegamos a Liga num momento bem adverso, de inatividade. Abrimos as portas que estavam fechadas e voltamos a conquistar a credibilidade da Lifa. Hoje a instituição é bem vista na cidade”, comentou Samuel.

Segundo o vice-presidente eleito, a Lifa atualmente tem 16 clubes filiados, mas o número de agremiações com condições de disputar o Amador chega a 28. De acordo com Samuel, o campeonato em 2020 poderá ter cerca de 30 concorrentes. “Vamos fazer o melhor campeonato dos últimos anos”, afirmou.

cassino criptomoedas