Saae parou de adicionar flúor à água, denuncia vereador

“Queremos saber quando parou, porque parou e com base em quais argumentos”, disse Bernardo

Saae parou de adicionar flúor à água, denuncia vereador

Por meio do projeto “Ouvir o Cidadão”, o vereador Bernardo Mucida (PSB) descobriu que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) parou de adicionar flúor à água em Itabira, produto considerado fundamental à prevenção de cáries dentárias – principalmente em crianças.  A informação veio a público na manhã desta terça-feira, 26, durante reunião na Câmara Municipal.

Bernardo disse que recebeu as denúncias em alguns PSFs da cidade, de profissionais da área de saúde. Ao ficar sabendo da situação, foi à sede do Saae e confirmou a informação. Agora ele quer receber um documento oficial da autarquia com mais detalhes sobre a decisão.

“Queremos saber quando parou, porque parou e com base em quais argumentos”, disse Bernardo a DeFato Online. O vereador ressaltou ainda que não se pode, em hipótese alguma, ser uma decisão econômica. “Não sou especialista na área, mas se não provarem que existe outra técnica, não há motivos para suspender a fluoretação da água”, afirmou.

Fluoretação é uma prática de saúde pública recomendada pela OMS, empregada desde 1945, para prevenção da cárie dentária, que utiliza a água de abastecimento público como veículo para o flúor. Sua utilização nas principais cidades brasileiras vem sendo considerada fator decisivo para o declínio observado na prevalência de cárie nessas localidades.

O engenheiro do Saae, Jorge Borges, disse rapidamente por telefone que houve mudanças na legislação e que a fluoretação da água deixou de ser recomendada. Ele afirmou ainda que outros produtos usados cotidianamente, como o creme dental, já possuem flúor, o que torna seu uso na água desnecessário e até prejudicial.