Sabotagem, falta de energia e manutenções prévias são os motivos de falta d’água em Itabira

Leonardo Lopes, presidente do SAAE, garante que Itabira não sofre mais com problemas de desabastecimento.

Sabotagem, falta de energia e manutenções prévias são os motivos de falta d’água em Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira, Leonardo Ferreira Lopes, afirmou que Itabira não sofre mais com a falta de água por escassez. Segundo o presidente, a falta de energia nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), as manutenções na rede e as sabotagens são os principais motivos para a interrupção do fornecimento.

A falta de água em Itabira, principalmente no período de estiagem, era discutida há cerca de 25 anos. Mas, desde 2017, vem sendo realizados investimentos na cidade para a captação de água. A ampliação da ETA Gatos e as construções do Anel Hidráulico e do reservatório no Alto dos Pinheiros, que possui capacidade de 2,6 milhões de litros, solucionaram o problema. Além disso, o projeto de captação de água no Rio Tanque, que tem previsão de início das obras para 2021, irá trazer uma tranquilidade maior aos itabiranos nos próximos anos”, frisou o presidente.

Ainda de acordo Leonardo Lopes, o SAAE também construiu novas estações de tratamento de água no distrito de Senhora do Carmo, no bairro Chapada e na Serra dos Alves, além de realizar a substituição de várias grandes redes de distribuição de água na cidade.

Foto Arquivo Defato

“Hoje, podemos dizer que a falta d’água em Itabira ocorre por motivos de manutenção prévia na rede, por falta de energia nas Estações de Tratamento de Água (ETA) ou até mesmo por sabotagem, que é praticada por vândalos para prejudicar o abastecimento e causar desgaste”, afirmou Leonardo Lopes.

Em agosto deste ano, moradores de um residencial do bairro Barreiro fizeram manifestação bloqueando uma rodovia com alegações de que faltava água por dois dias consecutivos.

“Naquela ocorrência, os funcionários do SAAE estiveram no local e constataram que a água chegava até o registro, mas que, com intenção de sabotar, alguém teria fechado o registro que levava a água até as moradias”, disse o presidente da autarquia.

Em outra ocasião, a ETA Gatos foi alvo de criminosos que furtaram as fiações elétricas durante o fim de semana, na época de sua construção, deixando o local sem bombeamento de água para os reservatórios. 

Ainda segundo Leonardo Lopes, quando há manutenções a serem realizadas na rede de abastecimento, elas ocorrem com aviso prévio e a interrupção do fornecimento de água tem duração máxima de até cinco horas.

Leonardo ainda acentua que as residências que não possuem caixa d’água sofrem o impacto do desligamento no ato imediato, mas, segundo ele, “a instalação de caixa d’água pode minimizar o tempo de falta d’água dentro de casa”.

cassino criptomoedas