Samu atola no barro e idoso morre em comunidade rural de Itabira

As condições da estrada fizeram com que o serviço não chegasse à tempo na comunidade rural dos Gomes

Samu atola no barro e idoso morre em comunidade rural de Itabira
Foto: Reprodução / Internet

Nessa terça-feira (16), por meio de uma publicação em rede sociais, o vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães (PTB) denunciou a morte de um idoso, morador da comunidade dos Gomes, na zona rural de Itabira. Por conta das péssimas condições das estradas, a ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), ficou atolada no barro e não chegou à tempo de realizar o socorro.

Em sua publicação, Sidney Marques explicou ainda que moradores da comunidade, bem como policiais militares, precisaram ajudar a tirar o veículo da lama. Uma operação que, segundo ele, levou horas.

“Hoje, o SAMU ficou impossibilitado de prestar socorro a um idoso, na zona rural do Gomes, devido a péssima condição da estrada. O veículo de urgência e emergência não conseguiu chegar a tempo pra prestar socorro. Infelizmente, o senhor Frederico Augusto que esperava atendimento não suportou e veio a falecer. Espero que o prefeito, junto a sua equipe, consiga em curto tempo sanar os problemas causados pelas chuvas. Infelizmente, as estradas de acesso as comunidades estão com condições vergonhosas, devido a isso muitos problemas surgem. No ocorrido de hoje a comunidade e a Polícia Militar tiveram que socorrer o SAMU que ficou atolado horas no barro”.

Ainda na postagem, o vereador manifestou sua indignação.

“Como ser humano, me entristeço pois tenho um apreço e um carinho pelo senhor Frederico e com todos da comunidade dos Gomes e como vereador me sinto envergonhado e não vou me calar. Queremos uma solução rápida. Não vamos mais nos permitir perder vidas. Todos os itabiranos merecem respeito independente de onde moram. Recebemos várias denúncias dos moradores e fotos do lamentável ocorrido”.

Lamentável a situação de nossas estradas rurais.
Hoje o SAMU ficou impossibilitado de prestar socorro a um idoso na zona…

Publicado por Vereador Sidney do Salão- Cabeça Feita. em Terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Resposta da Prefeitura de Itabira

Por meio da nota oficial, Prefeitura de Itabira prestou alguns esclarecimentos a respeito da publicação feita pelo vereador Sidney Marques. “Primeiramente, a gestão municipal lamenta o falecimento do senhor Frederico. A Prefeitura presta solidariedade aos familiares e toda a comunidade e se coloca à disposição para o que for necessário neste momento”, inicia a nota.

No comunicado, a Prefeitura de Itabira também reconhece que a situação das estradas rurais do município é preocupante. “Há problemas estruturais sérios provocados pela inconstância de manutenção ao longo dos últimos anos. Problemas esses que ficam ainda mais latentes em períodos chuvosos, como foi o feriado do Carnaval”.

A prefeitura oferece, ainda, um panorama das ações já feitas até agora.

“A atual gestão, desde que assumiu, há menos de 50 dias, tem feito um diagnóstico da situação das estradas rurais, com uma equipe exclusivamente voltada para atender às demandas das comunidades. Desde o dia 1º de janeiro, mais de 54 quilômetros de estradas rurais já receberam atuação dessas equipes, entre asfaltamentos, cascalhamentos, limpezas e recuperação de trechos mais críticos”.

A gestão municipal também informou que servidores da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito se comprometeram a comparecer na comunidade do Gomes, ainda nesta quarta-feira (17), para pontuar as ações emergenciais considerados mais críticos. “A solução definitiva para o problema, porém, depende de um projeto amplo que abrace a totalidade dos mais de 2 mil quilômetros de estradas rurais existentes em Itabira”.

A prefeitura de Itabira encerra a nota deixando claro que as ações devem ser em prol da população itabirana, deixando de lado as opiniões políticas ou partidária.

“Por fim, a administração municipal reitera a sua postura de diálogo com comunidades e vereadores, sempre com o objetivo de buscar soluções conjuntas para os problemas da nossa cidade. Itabira tem demandas urgentes a serem resolvidas – algumas que ultrapassam décadas – e não pode haver brechas para que fatos tão sérios sejam contaminados por discursos políticos.”

Presidente da Câmara de Itabira

O vereador e atual presidente da Câmara de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) também usou suas redes sociais para se manifestar sobre o assunto. Em seu texto, ele questiona o uso do dinheiro público por parte da gestão municipal anterior e se compromete em realizar cobranças ao atual governo.

“Há quatro anos, quando assumi o meu primeiro mandato como vereador , iniciei uma série de denúncias e cobranças para que a Prefeitura desse mais dignidade aos moradores da nossa extensa zona rural. Só a título de informação, a Prefeitura de Itabira arrecadou cerca de R$ 2 bilhões nos últimos quatro anos. O que foi feito pela nossa gente simples dos cantões de Itabira? As nossas estradas em sua maioria continuam com difícil acesso, e o povo continua pagando altos tributos e não tendo retorno como deveriam. Lamentavelmente o reflexo da má gestão anterior fez mais uma vítima, perdemos um senhor da Comunidade dos Gomes, pois o Samu não conseguiu ter acesso a localidade para prestar os socorros. Fato é que o problema tem que ser resolvido pela atual gestão que conta com apenas 40 dias de governo. Cobrarei incansavelmente e espero confiante que Itabira tome um novo rumo. Aos familiares do senhor, no qual reservarei a exposição, fica meus sentimentos. E ao governo minha cobrança.”

Morador da Zona Rural de Itabira morre após Samu não conseguir acessar a localidade para prestar socorro.

Há quatro…

Publicado por Weverton Andrade VETÃO em Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

MAIS NOTÍCIAS