Santa Bárbara é mais um município mineiro a receber uma agência do Sicredi Liberdade

Empresa tem investido bastante no Médio Piracicaba, chegando à quinta unidade na região

Santa Bárbara é mais um município mineiro a receber uma agência do Sicredi Liberdade
Foto: Divulgação

Assim como a vizinha Barão de Cocais, Santa Bárbara agora também recebe os modernos serviços do Sicredi Liberdade. Uma das cooperativas financeiras mais importantes do Brasil, a empresa inaugurou sua unidade santa-barbarense no dia 21 de março. A agência, localizada na avenida Castelo Branco, nº 163 A, Centro, faz parte do plano de expansão da marca por Minas Gerais, que já conta com mais de 200 unidades em seu território.

Parceria de sucesso

Diretor executivo do Sicredi, Juliano Oliveira afirma que a nova agência é mais uma prova da parceria bem sucedida entre a cooperativa e a região do Médio Piracicaba. Segundo ele, todos os atores do projeto perceberam os seus benefícios.

“O Médio Piracicaba nos recebeu muito bem, e tem nos entregado aquilo que a gente tinha como expectativa para a região. Os setores públicos, produtores e o comércio local perceberam os benefícios de trabalhar com uma instituição financeira da qual as pessoas são donas. Então elas têm participação nas decisões, recebendo um retorno por seus trabalhos durante o ano. Esse desenvolvimento tem sido muito próspero, possuímos planos de abrir mais pontos de atendimento no Médio Piracicaba”, enfatiza.

De forma bem humorada, Juliano não deixa dúvidas: Minas Gerais já se tornou a segunda casa do Sicredi. “Com certeza, já nos sentimos muito à vontade aqui, ‘o trem é bão mesmo’ (risos). Gostamos mesmo de estar com vocês aqui”.

Crescimento meteórico

Gerente da nova agência, Gustavo Bunde traz consigo a bagagem do trabalho feito anteriormente na unidade de Itabira. Ele ressalta a rápida consolidação da cooperativa no Médio Piracicaba.

“Em Itabira a gente está fazendo dar certo há dois anos, e que bom essa percepção da comunidade do quanto temos impactado a região. Junto com Itabira, inauguramos em Monlevade, em 2023 inauguramos em São Gonçalo do Rio Abaixo também. E agora muito feliz por vir para cá, trazer o Sicredi a essa região tão importante pro Médio Piracicaba. O Sicredi, hoje, é a agência financeira que mais cresce no Médio Piracicaba, saímos de nenhuma em 2022 e já são seis atualmente. Trazendo esse diferencial, de gerar negócio, de proximidade, uma agência que realmente entrega soluções financeiras que façam sentido a toda comunidade na qual estamos”.

Gustavo atribui a ascensão à larga experiência da empresa, que hoje possui mais de 2000 agências em todo território brasileiro.

“Foi toda uma preparação antes de chegarmos aqui, o Sicredi tem 120 anos de história. Começamos lá no Rio Grande do Sul, de onde eu vim, hoje já somos quase 8 milhões de associados em todo o país, mais de 2500 agências e aqui em Minas são mais de 200. Então é essa preparação que tivemos, de 120 anos, para que quando chegasse em Minas, chegássemos de forma sólida. E a comunidade entendeu o diferencial do Sicredi, que é realmente trazer soluções financeiras e um fundo social que impacte a sociedade onde estamos”.

Santa Bárbara agredece

Prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira celebrou a nova parceria. Para ele, a chegada do Sicredi Liberdade ajuda a alavancar, ainda mais, uma região por si só muito próspera.

“Acho que Santa Bárbara tem um espaço muito grande para crescimento junto ao Sicredi, uma vez que sabemos que o Sicredi possui diversas agências no estado e deseja se estender pelo Médio Piracicaba, do qual fazemos parte. Então acho que é uma parceria que pode colaborar na área dos negócios, mas também atrair olhares para nossa região. É um lugar de muitas oportunidades e desenvolvimento. E o Sicredi vem para somar, abrir as portas para novos negócios e oportunidades. Nós, como município, ficamos muito felizes”.

Quem também demonstra satisfação com a novidade é o secretário de Meio Ambiente e Agropecuária do município, Juliano Xavier. Segundo ele, tanto o Sicredi quanto a pasta atuam pelo fortalecimento dos produtores rurais.

“Estamos em uma região na qual a mineração é muito forte, Santa Bárbara já teve um histórico de cidade agropecuária pujante, mas isso foi há algum tempo. E a atual administração tem tentado resgatar isso, como uma alternativa de geração de renda e emprego ao município que não dependa da mineração. E dentro dessa perspectiva, a vinda do Sicredi é muito importante, pois potencializa a questão agropecuária do município, abrindo linha de crédito e fomentando a modernização do nosso meio agropecuário”.

Sicredi - Santa Bárbara

cassino criptomoedas