Na quarta-feira (24), o 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (11º BBM) coordenou os trabalhos para retirada de pertences pessoais, documentos e roupas das casas atingidas pelas enchentes e lamas decorrentes das fortes chuvas que caíram Santa Maria de Itabira no último final de semana. A atividade aconteceu na rua Antônio Dias, no bairro Poção — uma das localidades mais castigadas pelo temporal.
Segundo um balanço de ações divulgado na noite de ontem pelo 11º BBM, os bombeiros ajudaram os moradores a acessarem suas casas e retirarem seus pertences. O trabalho foi realizado em 48 casas e permitiu que 96 pessoas pudessem recuperar parte dos seus bens.
Uma equipe do Grupo de Recuperação de Animais em Desastres (GRAD) também esteve no local e resgatou animais em situação de risco nessas residências. Esses animais foram levados para um abrigo municipal para receberem os devidos cuidados e, posteriormente, serão devolvidos aos seus donos.
+ Santa Maria de Itabira tem 394 desalojados e 100 desabrigados
+ Santa Maria: deputados pedem prioridade em vacinação contra Covid-19
+ Prefeitura de Santa Maria de Itabira pede suspensão da doação de roupas
Os bombeiros, por meio da equipe Moto Operacionais, também ajudou na retirada de veículos que estavam em algumas casas na rua Antônio Dias. Os militares auxiliaram e orientaram a população sobre como realizar o trabalho de maneira ordenada.
Para facilitar o planejamento e os trabalhos em Santa Maria de Itabira, o 11º BBM elaborou um mapeamento da cidade de no Google Earth e, com isso, desenvolveu uma planilha on-line para inserção de dados. Essas informações ajudaram a coordenar as ações em Santa Maria de Itabira e a controlar os trabalhos já desenvolvidos.