Secretário Nilmário Miranda visita Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo e Itambé

Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, visitará municípios que não tiveram homicídios nos últimos dez anos

Secretário Nilmário Miranda visita Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo e Itambé

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, inicia nesta sexta-feira (12) a terceira etapa de visitação às cidades que receberam o Prêmio Mineiro de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos Participação Social e Cidadania (Sedpac) a 33 municípios que nos últimos 10 anos tiveram índice zero de homicídios.

Nesta sexta, o secretário visitará Casa Grande, Capela Nova e Senhora dos Remédios. No sábado (13), ele estará em Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo e Itambé do Mato Dentro.

Cada um dos municípios foi contemplado com uma biblioteca composta por obras doadas pelos parceiros do prêmio. Durante a visita, o secretário irá entregar o terceiro lote de livros que compõem o acervo. Além da entrega do prêmio, Nilmário quer conhecer de perto as ações que vêm sendo adotadas pelos municípios para a manutenção do índice zero de homicídios.

Criado no ano passado, o Prêmio Mineiro de Direitos Humanos valoriza os segmentos que se destacaram nas práticas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos no estado. “Minas pode e deve dar o exemplo do desarmamento, do combate à violência e da promoção do diálogo em detrimento do discurso do ódio. A cultura de paz e do respeito deve ser compromisso acima de qualquer divisão política, ideológica ou religiosa”, enfatiza o secretário Nilmário Miranda.

Prêmio

O Prêmio Mineiro de Direitos Humanos, concedido aos 33 municípios em solenidade no dia 10 de dezembro do ano passado em solenidade na Assembleia Legislativa de Minas, além de conferir o devido reconhecimento e destaque às pessoas físicas e jurídicas que contribuem para o avanço dos índices de Direitos Humanos no Estado, torna visíveis as práticas exitosas nesse segmento. A condecoração busca incentivar ainda a produção e o fomento de ações que privilegiem a temática de direitos humanos.

 

Em mensagem enviada aos participantes durante o evento em dezembro de 2015, o governador Fernando Pimentel afirmou que a política de direitos humanos é prioridade em seu governo e que a sua administração “tem atuado no sentido de reduzir os índices de violência e pela valorização da diversidade, sempre por meio do diálogo franco com a sociedade, procurando incorporar a cidadania na luta contra qualquer tipo de violação dos direitos fundamentais em Minas Gerais”. De acordo com Pimentel, “não há paz onde há insegurança, desigualdade e intolerância”.