Seminário de Ciências Militares e Congresso de Direito começam nesta terça em Itabira

A ministra Maria Elizabeth Guimarães e o responsável pelas operações em Brumadinho, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, estão entre os palestrantes convidados 

Seminário de Ciências Militares e Congresso de Direito começam nesta terça em Itabira

Itabira recebe a partir desta terça feira (13) o IV Seminário de Ciências Militares e o I Congresso de Direito. Com o tema “Construindo Diálogos no Quadrilátero Ferrífero”, os eventos, que acontecem no auditório do Colégio Nossa Senhora das Dores, têm como proposta desenvolver discussões acerca de assuntos que envolvam a dinâmica da sociedade civil.

Até o dia 16 de agosto, os interessados em conteúdos relacionados ao direito e às ciências militares terão a oportunidade de participar de palestras e rodas de conversas com profissionais de referência em diferentes áreas da atuação jurídica.

Entre os palestrantes convidados estão a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM), a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG),Karin Emmerich e o Chefe de Estado do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, responsável pelas operações de resgate em Brumadinho.

Segundo o secretário da 52ª Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Itabira), Wanderci Barbosa Fernandes Rosa, os eventos são representativos para o município e acontecem pela primeira vez. “Temos como proposta fazer de Itabira um pólo educacional  para que sejamos opção para sediar outros congressos, seminários e iniciativas que fomentem a troca de conhecimento”, disse o advogado.

A OAB Itabira, juntamente com o Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa de Direito Militar(Inbradim), está organizando as duas iniciativas e conta com o apoio e participação de instituições de ensino parceiras. “Estamos trabalhando para aproximar cada vez mais da sociedade e acompanhar os investimentos propostos para a educação, não só no Direito”, destacou o secretário.

Para a tesoureira da OAB Itabira, Tesoureira Sofia Ribeiro Pires Lage, tanto o seminário quanto o congresso serão oportunidades para aprender mais sobre o Direito Militar e outro temas, como violência doméstica e mediação de conflitos. “Serão discutidos vários temas importantes para que as pessoas possam conhecer mais sobre o leque de possibilidades que essa área oferece, como também orientar para a carreira como servidor público por meio de concursos”, afirmou a advogada.

O conteúdo continua após o anúncio

Oportunidade 

Segundo a advogada Sofia Ribeiro Pires Lage, as duas iniciativas serão essenciais para alunos vivenciarem a profissão de perto e trocarem conhecimentos com profissionais renomados. “Será um momento de compartilhar saberes e aproveitar para se relacionar, fazer network”, disse a representante da diretoria. Para se inscrever, basta entrar no site.

Contexto

A participação do coronel Erlon Dias, de acordo com o secretário da OAB Itabira, também será uma oportunidade para se discutir de forma aprofundada questões relacionadas às barragens de Itabira. O Chefe de Estado do Corpo de Bombeiros Militar estará em Itabira dois dias antes do simulado de evacuação organizado pela Defesa Civil de Minas Gerais, junto com a Vale e demais autoridades envolvidas.

Os interessados em participar do Seminário e do Congresso poderão se inscrever através do  site e, de acordo com a categoria de cada participante, será cobrada uma taxa de contribuição. O evento é aberto ao público e, no final da programação, serão entregues certificados de participação referentes às 10 horas de atividades.

Confira a programação completa

MAIS NOTÍCIAS