Chuvas em Salvador: sirenes de evacuação e transtornos
Defesa Civil mantém plantão ininterrupto e pode ser chamada por meio do 199
O temporal que atinge Salvador desde o último sábado (16) segue causando transtornos na capital baiana. Por causa da intensidade da chuva, sirenes de evacuação voltaram a ser acionadas, desta vez, no bairro de Sete de Abril, na localidade de Bosque Real.
Até esta quarta, nove delas alarmaram nos seguintes pontos:
- Capelinha, na região da Vila Picasso;
- Lobato, na localidade Voluntários da Pátria;
- Bom Juá, próximo ao Calabetão;
- São Caetano, na Baixa do Cacau;
- Alto da Terezinha, na comunidade de Mamede (acionada duas vezes);
- Castelo Branco, na região do Mamede;
- Calabetão;
- Sete de Abril, na localidade de Bosque Real.
A chuva é causada por uma frente fria, oriunda da região sudoeste, e deve permanecer, ao menos, até quinta-feira (21), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta manhã, vários pontos estão alagados e tomados pela água da chuva.
Os ventos fortes e a chuva derrubaram um outdoor. A estrutura impediu o acesso de pedestres à passarela de uma estação do metrô. O local foi interditado e ainda não há previsão de quando o outdoor será retirado.
Alertas e ocorrências
Parte do muro de uma residência caiu na Travessa Rio São Francisco, em Monte Serrat, na região da Cidade Baixa. A rua, que é estreita, foi tomada pelo entulho e carros trafegam com dificuldade. Moradores disseram que acordaram de madrugada com o barulho da queda e que a estrutura apresentava rachaduras. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil (Codesal) está de plantão para atender demandas relacionadas à chuva. O órgão pode ser acionado a qualquer momento por meio do 199, gratuitamente. Até as 9h30 desta quarta, 126 ocorrências foram registradas. São elas:
- Desabamento parcial: 7
- Desabamento de muro: 6
- Deslizamento de terra: 29
- Ameaça de desabamento: 26
- Ameaça de desabamento de muro: 3
- Ameaça de deslizamento: 21
- Árvore caída: 3
- Árvore ameaçando cair: 1
- Galho de árvore caído: 1
- Avaliação de área: 1
- Avaliação de imóvel alagado: 17
- Infiltração: 9
- Pista rompida: 1
- Orientação técnica: 1




