UFMG, Estado e prefeituras discutem planejamento do Médio Espinhaço

Políticos e pesquisadores durante encontro em Conceição do Mato Dentro

UFMG, Estado e prefeituras discutem planejamento do Médio Espinhaço

A primeira reunião para elaboração do Plano Regional Estratégico em torno dos grandes projetos minerários do Médio Espinhaço foi promovida nessa sexta-feira, 22 de fevereiro, em Conceição do Mato Dentro. Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar), órgão ligado à UFMG, representantes do Estado e de diversas prefeituras da região discutiram o assunto durante todo o dia.

A subsecretária de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Beatriz Morais, também esteve no encontro. De acordo com ela, o projeto é fundamental para a região, que já sofre com as consequências da chegada das empresas mineradoras. “Hoje iniciamos um trabalho que é de vital importância para o desenvolvimento ordenado e sustentável desta região, que nos últimos anos já vem sofrendo com os impactos de grandes investimentos privados, sobretudo na área da mineração. Os municípios necessitam ter em mãos um planejamento para melhorar a infraestrutura e se adequar para receber as mudanças geradas com a vinda dos empreendimentos”, disse.
 
Durante a reunião, pesquisadores da UFMG apresentaram o primeiro produto do plano, com detalhes da metodologia dos estudos e um diagnóstico inicial sobre a região do Médio Espinhaço. O responsável pelo trabalho, professor Alisson Barbieri (que é PhD em Planejamento Regional Urbano, pela University of North Carolina – EUA) apresentou resultados de outros projetos desenvolvidos pela UFMG e implantados em regiões mineiras que deram certo.
 
De acordo com informações do governo de Minas, nos próximos anos a região de Conceição do Mato Dentro vai receber investimentos da ordem de R$ 4 bilhões de grandes empresas do setor da mineração. Prefeitos e secretários municipais presentes afirmaram que o planejamento chegou tardiamente, mas antes tarde do que nunca.
 
O evento foi realizado em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais (Consea-MG), com a Ouvidoria Geral de Minas Gerais e  com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço (Amme). As próximas etapas do plano são referentes a coleta de dados, elaboração de diretrizes e apresentação dos instrumentos necessários e disponíveis para a promoção do desenvolvimento da região. A ideia da Sedru é que cada produto do plano seja apresentado e discutido pelos envolvidos.