Unimed Itabira projeta entrega de primeira parte do recurso próprio em 2020

Projeto foi dividido por etapas até chegar à plenitude, quando terá 70 leitos à disposição dos clientes

Unimed Itabira projeta entrega de primeira parte do recurso próprio em 2020
Parte externa do recurso da Unimed já está praticamente concluída – Foto: Divulgação

A saúde em Itabira vive momento peculiar com investimentos vultosos dos setores público e privado. Um dos mais robustos está localizado na avenida Li Guerra, no bairro Praia, onde a Unimed constrói o seu recurso próprio. Com orçamento estimado em torno de R$ 50 milhões, a estrutura é projetada para ter até 70 leitos em sua plenitude, mas o desenvolvimento será por etapas. A primeira está prevista para ser entregue em meados do ano que vem e já deverá desafogar o atendimento para os usuários da saúde suplementar.

No primeiro momento, segundo explica o presidente da Unimed Itabira, Virgilino Quintão Torres Cruz, será inaugurado um Pronto-Atendimento (PA), a sede administrativa, o serviço de Saúde Ocupacional e o Espaço Viver Bem. O foco do Pronto Atendimento será em pediatria, clínica médica e outras especialidades.

Mesmo nesta fase inicial, quando ainda não terá um hospital geral, o empreendimento já fortalecerá o sistema de saúde suplementar de Itabira, que atualmente recai sobre o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Com o novo espaço, clientes da Unimed e de outros planos terão um endereço exclusivo, moderno e com equipamentos de ponta, o que aliviará todo o setor.

Empreendimento é construído na avenida Li Guerra, no bairro Praia, em Itabira – Foto: Divulgação

Passo a passo

As obras do recurso próprio da Unimed começaram em 2015. A estrutura tem 7 mil m² construídos, com seis pavimentos e subsolo com estacionamento. No estágio atual, toda a parte externa já está praticamente concluída. Os próximos passos serão a aquisição e instalação dos equipamentos. Vencidos esses processos, tem início a gestão.

A direção da Unimed definiu que as próximas etapas do empreendimento se darão de acordo com o sucesso da anterior. A previsão é de que em até dois anos após a inauguração do PA comece a funcionar o hospital-dia, com cirurgias de pequeno porte, daquelas em que o paciente se interna pela manhã e já sai no fim do dia. A partir disso, em mais dois anos, passará a funcionar o hospital geral, com 60 leitos de internação e 10 de UTI, além de bloco cirúrgico com cinco salas.

“Desde a mudança no perfil da saúde de Itabira, o atendimento à saúde suplementar realmente ficou sobrecarregado. A falta de leitos é uma reclamação recorrente. Então, não temos dúvidas de que há a necessidade de mais leitos para a saúde suplementar no município”, comenta o médico Virgilino Quintão, que se baseia em dois estudos de viabilidade para justificar o alto investimento da Unimed na cidade.

Outro fator que anima a direção da cooperativa de médicos é o grande número de clientes da saúde suplementar em Itabira. A estimativa é de que 45% da população está ligada a algum plano, seja de autogestão, como os da Vale, por exemplo, ou planos abertos, que é o caso da Unimed. O hospital ainda mira clientes de outras cidades, como João Monlevade, onde também é alto o índice de conveniados.

Hospital da Unimed fortalecerá saúde suplementar em Itabira – Foto: Divulgação

Futuro

E se o presente permite planejar um grande hospital em cerca de cinco anos, as bases para o futuro também já estão preparadas. Em caso de necessidade de expansão, toda a fundação do empreendimento da Unimed Itabira já permite uma estrutura com até mais quatro andares, o que elevaria a capacidade para até 200 leitos.

Essa evolução, claro, dependeria de um cenário que ainda não é possível desenhar, em que a população de Itabira estaria maior e, consequentemente, também cresceria o número de clientes da saúde suplementar. Mesmo assim, a direção não tem dúvidas de que todo o investimento surtirá bons frutos nos próximos anos.

“Investir em trabalho sempre é algo que dará retorno. O que estamos fazendo agora vai gerar trabalho para os cooperados e atendimento para os clientes. Uma coisa puxa a outra e assim se cria um ciclo virtuoso”, finaliza o presidente Virgilino Quintão.

Unimed Itabira

Endereço: Rua Dr. Sizenando de Barros, 62, 2º Andar, Centro, Itabira/MG
Telefone: (31) 3839-7700
Facebook: @unimeditabira
Site: www.unimed.coop.br/web/itabira/home 

Recurso Próprio Unimed Itabira

Endereço: Avenida Li Guerra, 499, bairro Praia, Itabira/MG