Vale será responsável por cinturão verde e gestão de incêndios em áreas de Itabira 

O cronograma de atividades do programa, para 2019/2020, foi apresentado durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente nesta quinta  

Vale será responsável por cinturão verde e gestão de incêndios em áreas de Itabira 

A mineradora Vale será responsável pelo reflorestamento e preservação ambiental de aproximadamente 8,44 quilômetros em Itabira. O programa “Cinturão Verde”, apresentado nesta quinta-feira (7), durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), prevê plantio e adensamento de parte da área da mineradora próximo à mina de Conceição, passando pela margem da MG-129, pela Estrada 105,  até à Mina do Cauê.

Reunidão do Codema

Outra ação que faz parte do Cinturão Verde é a Gestão de Incêndios na região. De acordo com o representante da Vale no Codema, Breno Sales, só este ano foram registrados cerca de 210 focos de incêndios, de janeiro a setembro. Em 2018, o número foi bem parecido, aproximadamente 243 ocorrências, de janeiro a dezembro.

O conteúdo continua após o anúncio

“Vamos  manter uma equipe constante, desde o período chuvoso até o seco, para cumprir o cronograma. Sobre o adensamento, nós fizemos um mapeamento das partes mais carentes de urgência ”, afirmou Breno.

Contudo, para realizar o reflorestamento, 11 mil mudas estão sendo produzidas no Viveiro de Mudas de Conceição. Outras 10 mil já estão sendo adquiridas também do viveiro. Ainda, 1720 mudas de ipê- roxo também serão plantados.

Além disso, o cronograma protocolado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente estipula que o prazo para a conclusão de todas as atividades seja em 2020.

MAIS NOTÍCIAS