Vereador deve pautar projeto que permite à Prefeitura de BH assumir o serviço de ônibus na cidade
No entanto, o presidente da Câmara Municipal não garantiu que a passagem de ônibus voltará a R$ 4,50
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (sem partido) se reuniu com o prefeito da cidade, Fuad Noman (PSD), para discutir sobre a situação do transporte coletivo na capital mineira. A discussão da pauta entre os poderes ficou mais forte depois do anúncio de aumento no valor da passagem de ônibus, que passou de R$ 4,50 para R$ 6,00 no dia 19/04.
Gabriel comemorou a reunião dizendo que “finalmente o Prefeito ouviu o que eu já dizia há muito tempo” e que a cidade está mais próxima de “conquistar um transporte de qualidade e digno”. Desde o anúncio do aumento no valor da passagem de ônibus, o presidente da Câmara teceu diversas críticas sobre a qualidade do serviço prestado pelas empresas na capital e tem tentado negociar com o Poder Executivo. “Estou pautando imediatamente, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 332/22, que permite à Prefeitura assumir o serviço de ônibus na cidade. Além disso, já era hora, a Procuradoria-Geral do Município vai criar outra licitação de ônibus para que a população seja melhor atendida”, declarou o parlamentar.
O vereador e presidente da CMBH disse que, nesta quinta-feira (4), estará em Brasília para “buscar mais recursos e alternativas para que o preço da passagem caia”, sem afirmar qual seria o novo valor da passagem. Por fim, Gabriel Azevedo disse que na semana que vem, vai se reunir com os empresários das concessionárias de ônibus que, nas palavras do vereador, “estão fazendo esse assalto com a população”.
Na Câmara
Foi anunciada para esta sexta-feira (5) a votação do projeto que permite que os serviços de transporte sejam encampados pelo Executivo caso seu funcionamento seja descontinuado pelas empresas. Já a reunião na qual a Câmara vai discutir com a Prefeitura e com representantes das empresas as planilhas de custos do sistema ficou agendada para a próxima segunda (8), às 18h.




