Vereador quer criação de crematório e cemitério de animais em Itabira

Indicação do vereador petenista foi protocolada na Câmara no dia 19 de fevereiro

Vereador quer criação de crematório e cemitério de animais em Itabira

Atendendo a uma solicitação dos moradores da comunidade de Córrego do Meio, na zona rural de Itabira, o vereador Antônio Gonçalves Fernandes Silva, Toninho da Pedreira (PTN), entrou com um pedido, na Câmara Municipal, para que a Prefeitura crie um crematório destinado à incineração de animais domésticos e os mortos em vias públicas. O petenista sugere ainda a disponibilização de um espaço com jardins e lápides para enterrar as cinzas dos animais de estimação.     

A indicação feita por Toninho da Pedreira foi protocolada na Câmara, no dia 19 do mês passado, e seria colocada em discussão na sessão ordinária da tarde desta terça-feira, 5. Entretanto, a votação acabou adiada em razão de homenagens ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), e da apresentação de um plano de ação pela secretária de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos.  

No documento, o vereador reclama do descaso do poder público com o curral do conselho e por não tomar providências em relação a um abaixo-assinado encaminhado ao Ministério Público pelos moradores, em outubro de 2011. Eles pediam a remoção de um depósito de animais mortos criado próximo à comunidade, pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).    

No segundo parágrafo, Toninho da Pedreira justifica a indicação, que segundo ele, “tem por objetivo atender essa comunidade tão sofrida pelo descaso do Poder Público” e garantir um local destinado à “incineração dos restos mortais de animais sacrificados pelo serviço de zoonose ou recolhidos em vias e locais públicos e também os domésticos ou de estimação”.

Cemitério

No parágrafo seguinte, o vereador cobra que as incinerações estejam em acordo com “as normas de higiene e urbanísticas” do município e pede “postura respeitosa aos seres mortos”. No final do documento, o petenista sugere a criação de um espaço com jardins e a colocação de lápides funerárias para as cinzas, que esteja “aberto ao público”, para homenagem à “memória dos animais mortos”. A indicação deverá ser colocada em votação na reunião da próxima terça-feira, 12, junto com outras 50 previstas na pauta da sessão passada.