Vereador quer que servidores da Câmara de Itabira façam curso de primeiros socorros
Indicação de Ronaldo Capoeira prevê treinamento para funcionários e assessores parlamentares, com possibilidade de ampliar a iniciativa à Prefeitura e à população
O vereador Ronaldo Capoeira apresentou, nesta terça-feira (13), uma indicação na Câmara Municipal de Itabira para propor a realização de um curso de primeiros socorros destinado aos servidores e assessores parlamentares. A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais para agir em situações de emergência nas dependências do Legislativo e oferecer assistência inicial até a chegada de equipes especializadas.
A proposta foi registrada na Indicação nº 611/2026 e aprovada por 13 votos favoráveis. urante a discussão em plenário, o parlamentar defendeu que a capacitação contribua para melhorar a resposta a ocorrências envolvendo pessoas que frequentam a Câmara, incluindo servidores, vereadores e cidadãos.
Ronaldo Capoeira também sugeriu que o treinamento seja disponibilizado à população, caso haja possibilidade, e que a iniciativa possa ser estendida à Prefeitura de Itabira, ampliando o número de pessoas preparadas para prestar os primeiros socorros.
Ao apresentar a indicação, o vereador mencionou um episódio ocorrido durante uma reunião ordinária da Câmara, em 28 de setembro, quando uma adolescente de 15 anos passou mal enquanto acompanhava a participação da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Itabira (APASITA) na tribuna.
Segundo o relato apresentado pelo vereador, não havia funcionários capacitados para prestar os primeiros socorros à jovem. O episódio, na visão do parlamentar, reforçou a importância de preparar os profissionais para lidar com situações inesperadas.
Durante a discussão da proposta, outros parlamentares destacaram a relevância do treinamento. O presidente da Câmara afirmou, Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão Filho” (Solidariedade), disse que buscaria meios de capacitar servidores da Casa para atuar em situações de emergência.
A Indicação nº 611/2026 foi aprovada por 13 votos favoráveis. O pedido será encaminhado para avaliação do Executivo do Legislativo, e ainda não há definição sobre a realização do curso ou um cronograma de capacitação.