Vídeo antigo de Zema sobre calamidade viraliza nas redes e força esclarecimento do governador

Chefe do Executivo precisou vir a público para comentar que as imagens, na verdade, são de março

Vídeo antigo de Zema sobre calamidade viraliza nas redes e força esclarecimento do governador
Vídeo de Zema é de março – Foto: Repdoução/Facebook

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, precisou vir a público no início da noite desta sexta-feira (26) para esclarecer a divulgação de um vídeo antigo que tem causado preocupação entre os mineiros. As imagens mostram o chefe do Executivo falando sobre o decreto de calamidade pública e voltaram a viralizar nas redes sociais. O comunicado, no entanto, é de março.

“Atenção: um vídeo antigo, gravado em março, vem sendo distribuído e confundindo algumas pessoas. Minas Gerais decretou Estado de Calamidade Pública em Março de 2020 (ocasião em que o mesmo foi publicado). A recomendação atual, do Comitê da Covid-19, é que as macrorregiões de Saúde: Leste do Sul, Norte e Sul sigam os protocolos da onda branca do Plano Minas Consciente. As outras 11 macrorregiões do Estado devem abrir somente serviços essenciais, de acordo com os protocolos da onda verde”, esclareceu o governador.

O conteúdo continua após o anúncio

A viralização descabida do vídeo acontece no mesmo momento em que Minas Gerais enfrenta seus piores dias da pandemia do novo coronavírus, com recordes diários de infecção e número de mortes. E quando o governo endurece as medidas restritivas.

Pelas redes sociais, usuários têm compartilhado a gravação e feito alusão às medidas mais restritivas adotadas pelo governo mineiro. Os dois momentos, no entanto, não são correspondentes entre si.

O estado de calamidade foi decretado por Zema em 20 de março e aprovado logo em seguida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

MAIS NOTÍCIAS