Novo comandante regional quer maior proximidade entre PM e comunidade

O novo comandante diz ter a exata noção do tamanho do trabalho que terá pela frente

Novo comandante regional quer maior proximidade entre PM e comunidade

A 12ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, a qual estão subordinados Itabira e mais 96 municípios, tem novo comando desde o fim da semana passada. O coronel Marcos Ângelo Vieira Júnior assumiu o posto que era ocupado pelo também coronel Edvânio Rosa Carneiro. O antigo comandante agora está no quadro de reservas da PM.

O novo comandante diz ter a exata noção do tamanho do trabalho que terá pela frente. Ele afirma que a missão se torna ainda mais árdua devido aos bons resultados verificados no tempo em que o coronel Edvânio se manteve no cargo. Melhorar ainda mais os números e despertar a sensação de segurança são os objetivos do novo comando.

Outra missão é aproximar ainda mais a PM da comunidade. Em entrevista a DeFato Online, o coronel Marcos Ângelo afirmou que procurará um trabalho em conjunto com os demais órgãos de segurança pública, do Poder Judiciário e Ministério Público, além de entidades representativas. “Assim, em conjunto, trocando ideias com toda a comunidade, vamos melhorar ainda mais a segurança pública na 12ª região”, declarou.

Dentre os desafios que deve encontrar pela frente, o militar acredita que o principal será a prevenção criminal e propiciar à população sensação de segurança, o que para ele só é possível aproximando a polícia da comunidade. Sua maior preocupação está relacionada aos crimes violentos, que geram grande apreensão na população.

Coronel Edvânio Carneiro se aposenta depois de 30 anos de PM – Tatiana Santos/DeFato

Reforma

O coronel Edvânio Rosa Carneiro, 48 anos, passou para a reserva no dia 9 de fevereiro. O militar se aposentou após 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar e à comunidade, quase dois desses dedicados ao 26º Batalhão, em Itabira. No município, foi o responsável, por exemplo, pela operação bem-sucedida de desocupação do aglomerado Drummond, a partir de determinação judicial.

Dias antes de se aposentar, Edvânio retornou a Itabira para inaugurar a unidade local do Colégio Tiradentes. Em conversa com a reportagem de DeFato Online, o militar elogiou os trabalhos da PM na cidade e comentou que o efetivo será reforçado neste ano. É que 260 soldados da 12ª RPM estão em processo de formação, com previsão de formatura para o final de maio.

“É muito difícil neste momento eu precisar quantos virão, mas eu posso afirmar que virão novos policiais para Itabira”, afirmou o então comandante. O processo, agora, fica a cargo do coronel Marcos Ângelo.  

Para Edvânio, tão importante como a quantidade, é o efetivo cada vez mais se aprimorar com novas técnicas para que o número de policiais que já há em Itabira, juntamente dos que virão para a cidade, somem em qualidade na prestação de serviço à comunidade. “Que qualidade é essa que estamos falando? A visibilidade das ações da PM, na proximidade com a comunidade, mostrar que estamos atuando e temos atuado muito”, afirmou.