Estação de Tratamento de Água (ETA) de Senhora do Carmo é inaugurada pela Prefeitura
A Prefeitura Municipal investiu, no total, R$ 708.944,89 nesta construção
Foi inaugurada na manhã deste domingo, 8 de abril, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito de Senhora do Carmo, em Itabira. A partir de agora, os moradores terão mais quantidade de água com o novo empreendimento.
A solenidade contou com a presença de autoridades, dentre eles, o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, e a vice, Dalma Barcelos, o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, Leonardo Ferreira Lopes, secretários, vereadores e comunidade local. Ao final da cerimônia de inauguração, as instalações foram visitadas pelos participantes.
A Prefeitura Municipal investiu, no total, R$ 708.944,89 nesta construção. A nova ETA produz 15 litros de água por segundo, com capacidade para atender a cinco mil habitantes.
Para o prefeito, a obra irá solucionar o problema da qualidade da água em Senhora do Carmo, “já que a atual ETA foi instalada há 30 anos e não comporta mais a demanda”, ressaltou. Ronaldo lembrou ainda, que a ETA era uma reivindicação atinga da comunidade, “que agora contará com mais volume de água totalmente tratada. Isso é uma questão de saúde pública, pois o Carmo recebia água de má qualidade há algum tempo”.
Fotos: Thiago Jacques (PMI)
Início da obra
A construção foi iniciada em agosto do ano passado, quando o prefeito de Itabira assinou a ordem de serviço para iniciar a obra. Funcionários do Saae realizaram testes foram feitos na ETA no dia 21 de março deste ano para dar a largada à inauguração. Os processos iniciais de tratamento de água foram iniciados no dia 23 do mesmo mês. Na ocasião, foi feita limpeza da adutora de água tratada.