Itabira parada! Postos de saúde, Saae, Itaurb e escolas não funcionam nesta sexta

Greve dos caminhoneiros provoca colapso nos serviços públicos

Itabira parada! Postos de saúde, Saae, Itaurb e escolas não funcionam nesta sexta
Foto: Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


O prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) assinou nessa quinta-feira, 24 de maio, decreto que determina situação de calamidade emergência pública em Itabira. Isso acontece por causa da escassez de óleo diesel, álcool e gasolina no município. Nesta sexta-feira, 25, a cidade está com os serviços públicos completamente parados.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o setor administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e o escritório central da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaburb) funcionam com ponto facultativo nesta sexta, no sábado (26) e na próxima segunda-feira, 28 de maio.

As escolas da cidade também não funcionam. Tanto as estaduais quanto as municipais ficam fechadas nesta sexta-feira. As instituições geridas pela Secretaria Municipal de Educação estarão sem atividades também na segunda-feira. As estaduais, por enquanto, aguardam novo posicionamento do Governo de Minas Gerais.

A partir do decreto de calamidade, a Prefeitura de Itabira está autorizada a comprar sem licitação. O município informou que tentará a aquisição de pequenas quantidades de combustíveis, para manutenção da frota, para não paralisar os serviços essenciais, como atendimentos nas áreas de saúde, educação, segurança, limpeza pública e abastecimento de água.

A escassez de combustível em Itabira afeta também a Transportes Cisne, responsável pelo transporte coletivo urbano no município. A empresa reduziu o número de ônibus em circulação desde a manhã dessa quinta-feira, 24 de maio, e só voltará a ter todos à disposição quando a situação se normalizar. Na nova escala, os ônibus de todas as linhas não rodarão de 9h às 11h30, de 13h30 às 16h30 e de 20h às 22h30. Nos intervalos entre esses horários, os veículos cumprirão os itinerários seguindo os horários costumeiros

Órgãos estaduais também estão com ponto facultativo nesta sexta. O governador determinou que todos os deslocamentos de servidores fossem suspensos. A própria agenda de Fernando Pimentel (PT) foi remanejada. Segundo decreto do petista, devem ser resguardadas apenas as atividades essenciais, incluindo consultas e procedimentos médicos já agendados em toda rede estadual de saúde, rede do IPSM e Hospital Militar, Ipsemg e Perícia Médica.