Coronavírus: Prefeitura de Conceição exige que Anglo teste todos funcionários em uma semana

Um ofício do Gabinete Covid-19 do município foi encaminhado à mineradora após funcionário ser testado positivo para o novo coronavírus 

Coronavírus: Prefeitura de Conceição exige que Anglo teste todos funcionários em uma semana
Funcionários da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro – Foto: Arquivo DeFato

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro exigiu que a mineradora Anglo American teste todos os seus funcionários para a Covid-19, incluindo colaboradores terceirizados, no prazo de uma semana. A exigência foi feita por meio de um ofício encaminhado à direção da empresa no último domingo (24) após um funcionário da mineradora ser confirmado positivo para coronavírus.

“Solicitamos, como medida sanitária de enfrentamento ao novo coronavírus, que a Anglo American realize, em sete dias, exames de Covid-19, método PCR, em todos os seus funcionários e em todos os funcionários das empresas nas quais a Anglo American possui contrato de prestação de serviços em Conceição do Mato Dentro”, pontuou o documento.

Em um ofício no qual demonstra muito descontentamento com a empresa, além da testagem em massa, o município também solicitou à Anglo American que entregue, em 24 horas, os nomes, dados pessoais e laudos de todos os funcionários da empresa que estão fazendo exames para a detecção da doença. De acordo com o documento, tais medidas requeridas pelo município foram necessárias a partir do momento em que a Secretaria Municipal de Saúde não tinha conhecimento que funcionários da mineradora estavam sendo testados.

Sem informações

Segundo o município, o funcionário da mineradora que testou positivo para a doença estava sendo monitorado pela Secretaria de Saúde e já estava cadastrado no boletim epidemiológico como caso suspeito. Ele também estava cumprindo o isolamento social de 14 dias. Conforme a Prefeitura, o trabalhador seria testado ao final da quarentena pelo sistema municipal de saúde para fins epidemiológicos, mas a Anglo American se antecipou e realizou os exames por conta própria.

“Na atual realidade de pandemia municipal, prestar informações incorretas à população é inadmissível, e esta inconformidade só ocorreu porque a Anglo American não cumpriu o seu dever em comunicar ao órgão responsável pela saúde do município sobre exames que vem realizando através de procedimentos internos”, informou o ofício.

Além disso, o município cobrou explicações da Anglo sobre o porquê de a Prefeitura ter sido informada depois da população. Conforme o ofício, tal postura da empresa foi considerada “ineficiente no relacionamento instaurado”.

Ainda, o município disse que assim que a informação foi divulgada, imediatamente, foi feito o contato com o gerente de relações governamentais da empresa para maiores esclarecimentos. Segundo o documento, o próprio responsável não tinha conhecimento do funcionário detectado com coronavírus até aquele momento.

O comunicado da Anglo American foi distribuído na tarde desse domingo. Em nota, a mineradora afirma que o empregado apresentou febre e coriza, “tendo seguido imediatamente todos os protocolos de saúde da empresa”. Ainda segunda a companhia, “os colegas de trabalho que com ele tiveram contato, apesar de não apresentarem nenhum sintoma, já fizeram o exame e permanecem em casa”. “O resultado desses testes sairá nos próximos dias e estão sendo acompanhados pela área de saúde da empresa”, informou a Anglo American.

Covid-19 

Conceição do Mato Dentro tem 151 casos notificados de coronavírus, dois em investigação e um confirmado. Além disso, 13 casos foram descartados e 123 já cumpriram a quarentena. O município também já descartou três óbitos que apresentavam sintomas suspeitos de Covid-19. A Prefeitura anunciou, recentemente, a finalização de um hospital de Campanha no município. A estrutura foi instalada no Hotel Átis, com leitos clínicos e de urgência para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e para casos leves com comorbidades.