Morre o jornalista Gilberto Dimenstein, aos 63 anos

Escritor lutava contra um câncer no pâncreas

Morre o jornalista Gilberto Dimenstein, aos 63 anos
Gilberto Dimeinstein era proprietário do site Catraca Livre – Foto: Divulgação

Morreu na manhã desta sexta-feira (29), em São Paulo, o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein, aos 63 anos. O profissional lutava desde 2019 contra um câncer no pâncreas e não resistiu.

Dimenstein tem longa trajetória no jornalismo brasileiro. Trabalhou em redações da Folha de S. Paulo, CBN, Jornal do Brasil, Correio Braziliense e Veja. Atualmente, dedicava-se a um projeto próprio, o site Catraca Livre.

“Morre hoje, 29, o jornalista Gilberto Dimenstein. A luta contra o câncer levou o fundador da Catraca Livre, mas sua determinação em construir uma comunidade mais igualitária, saudável e gentil, continua nesta página”, diz uma postagem publicada no perfil do Catraca Livre nas redes sociais.

Em um vídeo postado numa rede social em abril, o jornalista disse que vivia o momento mais difícil de sua vida. Como escritor, Gilberto Dimeinstein lançou, em 1994, o livro “O Cidadão de Papel”, que ganhou os Prêmios Jabuti e Esso de melhor livro de não-ficção daquele ano. Também é autor de outros sucessos como “Aprendiz do Futuro” e “Meninas da Noite”.