Ministério apresenta Plano Nacional de Retomada do Turismo
Anúncio aconteceu em transmissão online direto de Ouro Preto
O Ministério do Turismo realizou nesta quinta-feira (3) uma coletiva de imprensa online para anunciar as ações do Plano Nacional de Retomada do Turismo. O evento aconteceu às 16h30, no Anexo do Museu da Inconfidência, direto da cidade de Ouro Preto.
O secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, deu inicio a coletiva apresentando a situação do turismo no Brasil, antes da pandemia. Ele informou que o cenário era bem otimista e destacou que em 2019 o setor contribuiu para um crescimento de 8,1 % do Produto Interno Bruto (PIB). O equivalente a R$7 milhões de empregos diretos e indiretos.
William França também ponderou o momento atual. Ele disse que na pandemia o setor do turismo foi o primeiro a ser afetado e que, provavelmente, será o último a se reerguer. Com uma queda de 68,1% entre março e abril, no crescimento do turismo – maior da série histórica segundo o IBGE – a expectativa é de que até em 2022 ele retome o cenário apresentado antes da pandemia.
“Nós temos dois anos ainda para trabalhar, mas não podemos parar e nem esperar que as coisas aconteçam por si só. Então nós começamos a traçar os cenários. Com base em estudos internacionais,dados da OMT e pesquisas feitas por entidades nacionais, pensamos mais ou menos no perfil do novo viajante”, afirmou França.
Dentre as estratégias citadas para a retomada estão o Selo Turismo Responsável, que reforça os cuidados sanitários nos estabelecimento e o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), programa de incentivo ao setor. Segundo William França, o governo federal destinará R$ 300 milhões para o governo de Minas. O recurso será operado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
O secretário William também falou sobre o lançamento do programa “Qualifica Mais Turismo” e, também, da Tv Turismo, para o primeiro semestre de 2021. O plano tem quatro fases: Proteção, Retomada, Incentivo e Promoção.
Confira a coletiva completa:




